Presidente da FIEB participa de encontro com empresários de Barreiras e Luís Eduardo Magalhães
  • Compartilhe:

Juntas, Barreiras e Luís Eduardo Magalhães respondem sozinhas por um Produto Interno Bruto (PIB) de R$ 15,8 bilhões, de acordo com o IBGE

Ascom FIEB

Com o objetivo de apresentar os serviços disponibilizados de Sistema FIEB para estimular a competitividade da indústria na região oeste do estado, o presidente da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB), Carlos Henrique Passos, participou, em Barreiras e Luís Eduardo Magalhães, da Agenda da Indústria FIEB.

Acompanhado dos executivos do Sistema FIEB, presidentes de sindicatos das indústrias e representantes de entidades representativas locais, os empresários industriais puderam conhecer os serviços nas áreas de Educação e Qualificação Profissional, Capacitação Empresarial e Saúde Segurança do Trabalho oferecidos pelo Serviço Social da Indústria (SESI), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), Instituto Euvaldo Lodi (IEL), FIEB e Centro das Indústrias do Estado da Bahia (CIEB).

Juntas, Barreiras e Luís Eduardo Magalhães respondem sozinhas por um Produto Interno Bruto (PIB) de R$ 15,8 bilhões, de acordo com o IBGE. Com uma forte presença do agronegócio, a região também tem assistido ao crescimento do segmento industrial. Em Barreiras, a indústria representa 15% do PIB, enquanto em Luís Eduardo Magalhães corresponde a 21%, equivalente ao PIB da agropecuária, que é de 20% no município.

Luís Eduardo Magalhães concentra mais de seis mil trabalhadores distribuídos entre 544 empresas industriais, conforme dados da RAIS, do Ministério do Trabalho. A maior parte dos empregos gerados na indústria no município concentram-se nos setores da construção civil, manutenção e reparação de equipamentos, indústria de alimentos e fabricação de produtos minerais metálicos e não metálicos.

Já Barreiras soma mais de 4.200 trabalhadores, de 189 empresas industriais dos segmentos da indústria de alimentos, construção civil, manutenção e reparação de máquinas e equipamentos e fabricação de produtos minerais não metálicos.

FOCO NA PEQUENA EMPRESA

O objetivo da FIEB ao realizar a Agenda da Indústria – que já passou pelas regiões sul, sudoeste e extremo-sul -, é apresentar às empresas sediadas no interior as soluções desenvolvidas pelas entidades do Sistema Indústria na Bahia para a indústria.

O desenvolvimento das indústrias do interior do estado, especialmente as de micro e pequeno portes, é um dos pilares da atuação do Sistema FIEB. “Nosso objetivo ao realizar estes encontros é nos aproximar ainda mais dos empresários para ouvir seus pleitos e buscar formas de apoiá-los”, destaca, Carlos Henrique Passos.

O Sistema FIEB está presente na região oeste do estado com duas unidades integradas, dotadas de escola de educação básica do Serviço Social da Indústria (SESI), escola técnica do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), escritório do Instituto Euvaldo Lodi (IEL) e uma representação do Núcleo de Serviços da FIEB/SEBRAE.

Além do diretor superintendente do SESI, Armando da Costa Neto, do diretor regional do SENAI Bahia, Evando Mazo, do diretor geral do SENAI CIMATEC, Leone Peter, do superintendente da FIEB, Vladson Menezes, e da superintendente do IEL Bahia, Edneide Lima, integraram a comitiva do Sistema FIEB os vice-presidentes da FIEB, Sérgio Pedreira, Murilo Xavier, além de Antônio Martins, diretor da FIEB, e Hilton Lima, vice-presidente do Centro das Indústrias do Estado da Bahia.

Em Barreiras, o vice-prefeito Emmerson Cardoso, a secretária de Desenvolvimento Econômico, Moriah Hummel, o presidente do CDL, Geovane Zorzo, a presidente da Associação do Distrito Industrial de Barreiras, Márcia Teccio, o presidente do Sindilojas, Carlos Costa e a gerente do Sebrae Oeste, Adriana Morais, participaram do evento.

Em Luis Eduardo Magalhães, além de Márcia Téccio e de Adriana Morais, também participou da Agenda da Indústria o diretor e associado ao Sincaol, Luiz Xavier e Luis Antônio, presidente da Associação do Distrito Industrial de LEM.

Jornal Nova Fronteira