Presidente da Aiba discute parceria que visa geração de créditos de carbono para produtores rurais no Cerrado baiano
  • Compartilhe:

O objetivo da iniciativa é compensar o produtor rural pela preservação destas áreas com a geração de crédito de carbono, que poderão ser comercializados tornando as APP’s de Reserva Legal

Ascom Aiba

Na última terça-feira, 12, a Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), por meio do presidente, Odacil Ranzi e do diretor financeiro, Hélio Hopp, participaram de uma reunião com o representante da consultoria GSS Carbono e Bionovação, Israel Schneiberg, na sede da instituição agrícola, em Barreiras, para discutir um projeto em fase piloto, que visa a geração de créditos de carbono em área de Reserva Legal (RL) e Área de Preservação Permanente (APP), no Cerrado baiano.

O objetivo da iniciativa é compensar o produtor rural pela preservação destas áreas com a geração de crédito de carbono, que poderão ser comercializados tornando as APP’s de Reserva Legal geradoras de recursos financeiros que poderão ser aplicados na preservação destas áreas e investir em melhorias dentro da sua propriedade, gerando benefícios sociais, ambientais e econômicos.

O presidente da Aiba, Odacil Ranzi, acredita que esse projeto será muito importante para os produtores da região. “Esse projeto irá reforçar ainda mais o compromisso de produzir com sustentabilidade e assim atender aos requisitos previstos no Código Florestal. Os produtores participantes poderão adquirir um retorno financeiro advindo dessas áreas, que até então, ainda não tinham possibilidade de geração de renda”, defende.

Os projetos de carbono serão desenvolvidos e administrados em todas suas fases pelos desenvolvedores do Arbaro Carbon – a consultoria GSS Carbono e Bionovação, e Treevia, startup de tecnologia em gestão florestal, com apoio do Land Innovation Fund, fundo de apoio à inovação em sustentabilidade no agro. O encontro também contou com a presença das analistas ambientais do Núcleo de Sustentabilidade da Aiba, Glaucia Araujo e Raquel Paiva.

Jornal Nova Fronteira