Parceria entre Barreiras e Governo do Estado implanta Laboratório Regional de Vigilância da Qualidade da Água
  • Compartilhe:

A partir desta terça-feira, 27, Barreiras e os 15 municípios que compõem a microrregião Oeste passam a contar com os serviços do Laboratório Regional de Vigilância da Qualidade da Água.

Fonte Dircom

A partir desta terça-feira, 27, Barreiras e os 15 municípios que compõem a microrregião Oeste passam a contar com os serviços do Laboratório Regional de Vigilância da Qualidade da Água. A unidade está anexa ao Centro de Especialidades Leonídia Ayres de Almeida, no Morada Nobre, e tem por objetivo garantir a qualidade da água destinada ao consumo humano e seu padrão de potabilidade por meio de análises físico, químico e bacteriológico.

A instalação se deu por meio das parcerias entre Prefeitura de Barreiras, da Secretaria da Saúde do Estado, por meio do Laboratório Central (Lacen) e do Núcleo Regional de Saúde Oeste, em atendimento à portaria do Ministério da Saúde GM/MS nº 888, que dispõe sobre os procedimentos de controle e de vigilância. “Trata-se de um importante serviço que Barreiras passa a coordenar junto aos municípios da região e que visa, sobretudo, garantir à população o acesso à água em quantidade suficiente e qualidade compatível com o padrão de potabilidade, reduzindo a morbimortalidade por doenças e agravos de transmissão hídrica, através do monitoramento sistemático”, destaca a secretária de Saúde de Barreiras, Jamile Rodrigues.

O laboratório é coordenado pela biomédica Sabrina Barbosa que, junto com um técnico, está responsável por recepcionar as amostras de água enviadas pelos municípios, fazer a análise do material e emitir o laudo, em um prazo de até oito dias. “Cada município possui uma quantidade de amostras mensais definidas pela Sesab, assim que chegam até nós, fazemos as análises físico/químicos e bacteriológicas para emitir o laudo técnico com as considerações e resultados”, explica a coordenadora. Segundo ela, as vigilâncias de cada município (Epidemiológica, Sanitária ou Ambiental), são responsáveis por coletar as amostras de água.

Os pontos de coleta podem ser logradouros públicos como creches, escolas, fontes instaladas em praças ou ainda, estações de tratamento de água. Há ainda a análise realizada em casos de surtos ou quando há solicitação, por parte da população, sobre a qualidade da água destinada ao consumo humano. Para isso, é necessário que as pessoas entrem em contato com as equipes das vigilâncias dos municípios. O Laboratório Regional de Vigilância da Qualidade da Água funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h. Qualquer dúvida ou informação pode ser sanada por meio do e-mail: lvqa.saude@barreiras.ba.gov.br

Jornal Nova Fronteira