Oeste da Bahia recebe técnicos do Rally da Safra para avaliar lavouras de soja
  • Compartilhe:

Técnicos do Rally da Safra estão percorrendo o oeste da Bahia desde o último dia 11, para avaliar lavouras de soja. A expedição estará nas regiões de Barreiras, Luis Eduardo Magalhães, Riachão das Neves, São Desidério e Correntina, deixando o estado no dia 16 de março e seguindo em direção a Brasília.

Com produtividade estimada em 60 sacas por hectare, estado teve melhora de cenário com retorno das chuvas em janeiro

Técnicos do Rally da Safra estão percorrendo o oeste da Bahia desde o último dia 11, para avaliar lavouras de soja. A expedição estará nas regiões de Barreiras, Luis Eduardo Magalhães, Riachão das Neves, São Desidério e Correntina, deixando o estado no dia 16 de março e seguindo em direção a Brasília.

A Bahia registrou o mais alto índice de replantio entre os estados produtores, com 15% da área, mas o retorno das chuvas em janeiro e ausência de novos períodos de veranicos melhoraram o cenário. Diante do avanço da colheita com resultados superiores ao previsto pelos produtores, a Agroconsult, organizadora do Rally, revisou a estimativa de produtividade média no estado para 60 sacas por hectare, contra 58,5 na projeção pré-rally e 67 sacas por hectare na safra passada.

Para o coordenador do Rally, André Debastiani, este é um momento importante para avaliação das áreas de soja no estado. “Procuramos fazer amostras das lavouras com a colheita em andamento, de preferência com 20% a 50% das áreas colhidas, obtendo assim um quadro melhor da situação e considerando as diferenças entre as lavouras e as diferentes épocas de plantio”, diz.

No total, 12 equipes do Rally da Safra já percorreram 145 municípios de 9 estados brasileiros em 41 dias de viagem. Outras cinco equipes ainda vão a campo avaliar as condições das lavouras de soja. Diante dos resultados mostrados pelo campo, houve redução da estimativa de safra pela Agroconsult em 1,6 milhão de toneladas em relação à projeção divulgada em 18 de janeiro, chegando agora a 152,2 milhões de toneladas (4,7 % abaixo da safra anterior). A produtividade média do Brasil é estimada em 55,5 sacas por hectare.

Mais de 80 mil quilômetros serão percorridos em 13 estados (MT, RO, GO, MG, MS, PR, SC, SP, RS, MA, PI, TO e BA) para avaliar as condições das áreas de soja durante as fases de desenvolvimento das lavouras e de colheita até 24 de março. Outras seis equipes avaliarão as lavouras de milho segunda safra em maio e junho. A 21ª edição do Rally da Safra tem patrocínio do Santander, OCP Brasil, BASF, Credenz, Soytech, Biotrop, Serasa Experian e JDT Seguros. As áreas visitadas respondem por 97% da área de produção de soja e 72% da área de milho.

Entre os meses de abril e maio, técnicos da Agroconsult e das empresas e marcas patrocinadoras visitarão produtores rurais nas regiões da BR-163, no Mato Grosso, no Sudoeste de Goiás, no Planalto do Rio Grande do Sul e Oeste do Paraná. No mesmo período serão realizados eventos técnicos em Não-Me-Toque (RS), Cascavel (PR), Rio Verde (GO) e Luís Eduardo Magalhães (BA).

Tecnologia como aliada no trabalho de campo

Para planejar o Rally da Safra e definir as rotas, são utilizadas imagens de satélite de cada região. No dia a dia, os técnicos fazem o levantamento quantitativo e qualitativo das lavouras escolhidas aleatoriamente. O levantamento qualitativo inclui a análise de pragas, doenças, o uso do plantio direto e outros indicadores que auxiliam a compor a estimativa de safra. Já no quantitativo, são analisados os componentes de rendimento da soja, com a contagem dos números de plantas, de vagens por planta e de grãos por vagem para ter uma visão do comportamento das lavouras em cada região, levando em consideração o ciclo do cultivar, ou seja, as variedades prontas para colheita e outras que ainda precisarão de mais tempo. O peso e a umidade dos grãos também são fundamentais para estimar a produtividade. A metodologia consolidada em 20 edições do Rally permite voltar a campo anualmente e entender o cenário para fazer a estimativa de safra.

Nesta edição o Rally participa dos principais eventos do agronegócio: Show Rural, em Cascavel, ExpoDireto, em Não-Me-Toque (RS); Show Safra, em Lucas do Rio Verde (MT) e Tecnoshow Comigo, em Rio Verde (GO).

O trabalho das equipes e o roteiro completo da expedição poderão ser acompanhados pelo http://bit.ly/RallyRedesSociais

Jornal Nova Fronteira