OAB/Barreiras, Adeob e PM se reúnem para dialogar sobre segurança pública e morosidade do poder Judiciário no Oeste da Bahia
  • Compartilhe:

Na pauta foram discutidas as problemáticas, tanto da segurança pública, quanto da morosidade do poder judiciário na região, que se agravou ainda mais com o fechamento de comarcas no interior do Estado e a desativação da Câmara Especial do Extremo Oeste, em Barreiras.

 

Aconteceu no último dia 28, na sede da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB – Subseção Barreiras/BA), reunião entre representantes da sociedade civil organizada, da OAB – Subseção Barreiras e da Polícia Militar da Bahia.

A escolha da OAB para sediar o encontro foi sugerida por Juliano da Cruz, presidente da Associação para o Desenvolvimento do Oeste da Bahia (Adeob) que justificou a motivação pela imparcialidade que a instituição exerce na sociedade.

Na pauta foram discutidas as problemáticas, tanto da segurança pública, quanto da morosidade do poder judiciário na região, que se agravou ainda mais com o fechamento de comarcas no interior do Estado e a desativação da Câmara Especial do Extremo Oeste, em Barreiras. Foram apresentadas propostas de solução, a exemplo do retorno da ronda policial com o uso de bicicletas, porém com foco na área comercial da cidade.

Ficou definido que, com a colaboração de parceiros, a manutenção das bicicletas que no momento estão paradas por falta de conserto, bem como a aquisição de algumas novas, ficará sob responsabilidade da Adeob. A PM, por sua vez, disponibilizará o efetivo contingente necessário para que a ronda policial comercial com bicicletas seja realizada em Barreiras, faltando somente os trâmites oficiais por parte da PMBA para que a parceria seja concretizada.

“A retomada da ronda policial no comércio será um projeto piloto na cidade, mas a ideia é expandir para outros municípios, seguindo os mesmos moldes de parceria da Adeob, com empresas privadas e a Polícia Militar. Outras cidades que poderão seguir o mesmo exemplo são: Luís Eduardo Magalhães, Ibotirama, Santa Maria da Vitória e Bom Jesus da Lapa”, ressaltou Juliano da Cruz.

O subcomandante do Comando de Policiamento Regional do Oeste (CPRO), Ten. Cel. Camilo Otávio Alonso Uzeda, prometeu empenho da PMBA, quanto a retomada das rondas com bicicletas. “Quaisquer ações preventivas que visem dificultar a ação de criminosos na região terão total apoio da PMBA”, disse Ten. Cel., enfatizando a parceria que as entidades do agronegócio e a PMBA firmaram na ‘Operação Safra’, que ajudou a reduzir o roubo nas fazendas do Oeste da Bahia.

Jornal Nova Fronteira