O sucesso é bom ou não?
  • Compartilhe:

O filósofo Martin Buber, escreveu: “Sucesso não é nenhum dos nomes de Deus”. Muitos cristãos usam essa frase para falar mal do sucesso, pensando nele como algo negativo, já que não o obtiveram. Alguns ‘fracassados’ invejam os bem-sucedidos.

Padre Ezequiel Dal Pozzo
contato@padreezequiel.com.br

O filósofo Martin Buber, escreveu: “Sucesso não é nenhum dos nomes de Deus”. Muitos cristãos usam essa frase para falar mal do sucesso, pensando nele como algo negativo, já que não o obtiveram. Alguns ‘fracassados’ invejam os bem-sucedidos. Isso é algo importante a se refletir. Precisamos perceber que o sucesso, de fato, faz parte do ser humano; nós queremos chegar a objetivos, queremos ter resultados, queremos seguir adiante e prosperar, ninguém quer ser fracassado. Mas o fato é que não podemos viver só pelo sucesso, ou seja, o sucesso não pode me fazer perder de vista o essencial, e aqui está o ponto; o sucesso está sempre ligado ao próprio nível de aspiração que se tem.

Eu me proponho metas, você se propõe metas e quando alcançamos, experimentamos o sucesso, o êxito, e isso nos motiva, nos impulsiona na vida. Jesus também experimentou o sucesso; vejam quantas pessoas acorriam a ele, quantas pessoas ele curava, todos queriam tocá-lo, queriam alcançá-lo. Todavia, na segunda parte, quando se apresenta aos poderosos, poderíamos pensar que não teve muito sucesso, e mais tarde com a morte na Cruz, que aparentemente seria o maior dos insucessos, mas justamente a Cruz, mostra que é um fechamento à novidade que ele queria trazer.

Como cristão, devemos ser agradecidos pelo sucesso. Você deve agradecer! “Obrigado, Senhor, por aquilo que conquistei, por aquilo que eu tenho, pelos objetivos que alcancei, pelos esforços que não são em vão, pelo presente que é a vida”. Assim, eu posso planejar o meu sucesso, os meus resultados, mas, não posso ser medido só pelos resultados.

No caminho espiritual, quando me abro para a espiritualidade, de alguma forma, eu relativizo o sucesso, porque a gente percebe que fazer coisas e ter resultados é bom. Mas não nos definimos por isso, nós não descansamos sobre o sucesso, o nosso descanso é Deus, porque estamos com a mente e o coração abertos para Ele. Assim, é bom termos resultados, mas com a mente sempre aberta a Deus.

Jornal Nova Fronteira