O retorno do Vitória à Série B
  • Compartilhe:

O Vitória chegou na última rodada da Série A 2018 já rebaixado. No Allianz Parque, dois times em confronto com estados de espírito bem diferentes – o Palmeiras celebrava a conquista do título em jeito de consagração, em uma tarde marcada pela entrega do troféu, ao passo que o Vitória entrava no terreno de jogo já […]

O Vitória chegou na última rodada da Série A 2018 já rebaixado. No Allianz Parque, dois times em confronto com estados de espírito bem diferentes – o Palmeiras celebrava a conquista do título em jeito de consagração, em uma tarde marcada pela entrega do troféu, ao passo que o Vitória entrava no terreno de jogo já conhecendo sua sentença, condenado à disputa da Série B em 2019. Depois de quatro anos, o time da Bahia volta a estar fora da elite. Avaliemos a atuação vitoriana na última ocasião em que o time disputou a Série B.

Fonte: “Torcida Rubro-negra” – Felipe Oliveira via Flickr (CC By SA 2.0)

Rebaixado em 2014, o Vitória só precisou de um ano para retornar ao convívio entre os “grandes” do futebol brasileiro. Em 2015, os 67 pontos conquistados em 38 desafios foram suficientes para o time assegurar uma das quatro vagas no principal escalão. O Botafogo se sagrou com 72 pontos, tal recordardo em globoesporte.globo.com/rn/futebol/brasileirao-serie-b/noticia/2015/11/e-campeao-botafogo-vence-em-brasilia-e-conquista-serie-b.html, ao passo que as três vagas restantes foram obtidas pelo Santa Cruz (2º), Vitória (3º) e América Mineiro (4º).

Apesar de ter terminado bem, a temporada não foi um “mar de rosas” para o Vitória, que então iniciava o campeonato sob as ordens de Ricardo Drubscky, técnico contratado poucos dias depois do despedimento de Ney Franco. Após orientação de Carlos Amadeu a título interino, Claudinei Oliveira assumiu os destinos, mas o ano terminaria com Vagner Mancini ao leme, técnico que, curiosamente, também orientou o Vitória nesse ano de 2018. Olhando para a última atuação do Vitória na Série B do ponto de vista estatístico, com todos números discrimiados aqui www.ogol.com.br/edition.php?id_edicao=79847, o time da Bahia somou 66 pontos em 38 desafios, venceu 19 partidas, empatou nove e perdeu 10. Marcou um total de 58 gols e encaixou 40. Tradicionalmente forte no Barradão, o Vitória apresentou números bem interessantes atuando em seus domínios na temporada 2015. Nos 19 jogos disputados em seus domínios para a Série B, o Vitória venceu 12 desafios, empatou quatro e perdeu apenas três, apontando 39 gols e consentindo 19. Os únicos três gols que sofreu aconteceram ante o Sampaio Corrêa logo na primeira rodada, frente ao campeão Botafogo e ainda diante do Náutico, emblema que esteve bem perto de assegurar um dos lugares de acesso ao escalão máximo. Já atuando fora dos seus domínios, o Vitória venceu sete jogos, perdeu o mesmo número de jogos e empatou cinco. Todos esses resultados com certeza influenciam os odds atuais, sendo os melhores encontrados em https://www.betfair.com/br.

Nesse ano, o artilheiro do Vitória foi o argentino Damián Escudero, jogador cujo perfil pode ser acessado aqui www.transfermarkt.com/damian-escudero/profil/spieler/45313,  autor de onze gols em 27 partidas, registro que lhe valeu apenas o 8º posto da tabela de artilheiros da Série B.

Fonte: “Torcida do Vitória” – Adalberto Pina via Flickr (CC By SA 2.0)

 

Início de 2019 com o Baiano

O ano de 2018 também não tinha começado da melhor forma para o Vitória, derrotado pelo Bahia na decisão do Campeonato Baiano, isso depois de dois anos consecutivos em que ergueu o troféu precisamente à custa do rival.

O principal objetivo da temporada passará por ganhar o Estadual do rival Bahia, time que continua no principal escalão do futebol brasileiro. Marcelo Chamusca já foi oficialmente anunciado como novo técnico do Vitória, assinando um contrato válido até 30 de novembro de 2019.

Jornal Nova Fronteira