O legado de Zito e a garantia de que, com Otoniel, a Capital do Oeste continuará se desenvolvendo
  • Compartilhe:

Quando a população de Barreiras convocou Zito Barbosa para ser prefeito da cidade, conferindo-lhe a maior votação que se tem notícia nos 133 anos da história do município, não foi um mero acaso. O povo estava cansado de gestões que tropeçavam nas próprias pernas e faziam a cidade andar pra trás.

Era preciso alguém que tivesse a determinação e competência para mudar aquele cenário do passado.

Zito foi eleito (seguramente com a maior votação que um prefeito já teve na história desta cidade), de imediato mudou completamente o quadro de terra arrasada e, por conta da competência de sua gestão fez de Barreiras uma cidade que se tornou referência no Brasil. Seu primeiro mandato foi tão bem sucedido em obra, urbanização e desenvolvimento que ele foi reconduzido com uma votação robusta para o segundo mandato e continuou legando a Barreiras obras que muitos achavam impossíveis de serem feitas. Transformou completamente a cidade que hoje parece outra com qualidade de vida, condições para se investir, com um ambiente de negócios para o empresariado e mesmo para os pequenos empreendedores que o atrai muita gente para Barreiras.

A cidade passou a ser vista – graças a gestão de Zito – como uma das mais pujantes do país. O título de Capital do Oeste é resultado direto dos investimentos feitos em setores vitais com saúde, educação, infraestrutura, saneamento, pavimentação asfáltica. Mas o legado de Zito Barbosa vai muito além disso: A sua administração – para usar um lugar comum – é um divisor de águas em Barreiras.

Zito tem um olhar estratégico para a cidade e além de se preocupar com obras enxergou muito mais longe dando uma dinâmica nova para o desenvolvimento do município. Ele buscou renovação e a criatividade, fazendo desses dois pilares a sustentação do seu governo. Não se faz necessário historiar as obras pois Zito tem mais de 70% de aprovação popular. E esse dado, por si só é revelador do quanto ele trabalhou alcançando o reconhecimento da a população em todas camadas sociais e até mesmo o reconhecimento dos adversários políticos.

Agora aproxima-se o momento de passar o bastão para alguém que tenha efetivas condições de dar continuidade – e avançar ainda mais – em todo esse legado de trabalho, de competência, de austeridade, de modernização da cidade. A gestão de Zito termina no fim do ano de 2024 e ele e seu grupo sabiam que tinham a responsabilidade de escolher alguém com perfil para fazer a cidade continuar sendo referência, crescendo e indo adiante.

Para isso Zito teve a sabedoria, a serenidade e o equilíbrio de não ceder as pressões que sempre acontecem nestes momentos e, juntamente com o seu grupo político, avaliou criteriosamente qual o melhor nome para que Barreiras seguisse em frente, sendo protagonista não de uma região mas de toda a Bahia. Claro está que está não é uma decisão fácil mas é preciso, sobretudo pensar no que já se avançou e no que ainda pode se avançar no desenvolvimento da cidade tendo como principal objetivo o bem estar do povo.

Foi pensando nisso que o grupo de Zito, depois de uma profunda reflexão escolheu Otoniel Teixeira, vereador por três mandatos, fez uma administração austera na condição de presidente da Câmara Municipal e devolveu quase cinco milhões de reais para a prefeitura. Fato inédito na Bahia e no Brasil.

Otoniel foi o escolhido por ter apresentado um perfil técnico, uma trajetória singular na sua vida privada e na sua vida pública e se tornou um jovem vencedor. Exatamente o que Barreiras precisa para dar continuidade ao legado de Zito Barbosa e continuar avançando, na atração de empresas, na geração de emprego e mantendo o protagonismo que vem tendo nos últimos anos. Otoniel é o nome para, em breve pilotar, essa locomotiva chamada Barreiras.

Assim que seu foi anunciado Otoniel foi imediatamente abraçado pela população de Barreiras. É um jovem amigo de todos e sua história revela que ele é o nome certo para continuar procedendo a renovação na política de Barreiras e seguir alavancando o progresso da cidade.

Sem arrogância, dialogando com todos os setores da sociedade, ele vem construindo um Plano de Governo democrático e com ampla participação popular. Sabe dos desafios que tem pela frente, afinal substituir Zito, o melhor prefeito da história de Barreiras, não se constitui em tarefa fácil, mas ele encara tudo com serenidade, com os pés no chão e com a certeza de que encontrará uma cidade que foi bem gerida e que, a partir do próximo ano, precisará utilizar com sabedoria aquilo que já faz parte da sua personalidade: humildade, diálogo, fraternidade e respeito para com todos. Isso Otoniel ele tem de sobra. A sua trajetória na vida e na política fala por ele. É por isso que Barreiras cada vez mais se apaixona por Otoniel Teixeira, pelo seu caráter e pelo seu jeito simples de ser.

O grupo de Zito Barbosa além de fazer uma gestão histórica teve o mérito e o êxito de escolher um pré-candidato que a cidade abraçou com carinho tendo a certeza de que a Capital do Oeste prosseguirá sendo bem cuidada, bem administrada tendo como foco principal sua trajetória de desenvolvimento.

O contínuo crescimento de Otoniel, sua honradez, sua lealdade ao povo, reforçam todos os seus atributos e dão a nítida certeza de que com ele Barreiras continuará seguindo em frente.

Dito isto fica claro o seguinte; Barreiras agora tem dois caminhos a escolher. Continuar no ritmo de desenvolvimento que Zito imprimiu, fazendo obras importantes e pagando salários em dia, ou dar um passo atrás com a prefeitura voltando a ser um cabide de emprego, sem realizar obras, atrasando salários, infelicitando a vida dos pais e mães de família e o que é ainda pior, sem qualquer perspectivas de desenvolvimento. Zito mudou este cenário e deu um novo rumo a Capital do Oeste.~Otoniel tem todas as condições para avançar ainda mais neste trabalho.

Jornal Nova Fronteira