O autocontrole orienta o entusiasmo
  • Compartilhe:

O autocontrole é um valor importantíssimo, pois ele possibilita orientar o entusiasmo. Para ter equilíbrio, você deve ter o autocontrole e entusiasmo equalizados, ou equilibrados, saber controlar-se e, ao mesmo tempo, ter motivação.

Padre Ezequiel Dal Pozzo
contato@padreezequiel.com.br

O autocontrole é um valor importantíssimo, pois ele possibilita orientar o entusiasmo. Para ter equilíbrio, você deve ter o autocontrole e entusiasmo equalizados, ou equilibrados, saber controlar-se e, ao mesmo tempo, ter motivação. É fato que a maioria das tristezas do homem decorre da falta de motivação. As pessoas bem-sucedidas têm em comum, o autocontrole, as pessoas que recusam ou que negligenciam a experiência do autocontrole, perdem oportunidade após oportunidade sem saber o porquê. Por isso, a pessoa com autocontrole não se entrega ao ódio, aos ciúmes, à inveja, ao medo, à vingança ou qualquer emoção destrutiva. Você tem o dever de não permitir que suas emoções coloquem sua felicidade nas mãos de outras pessoas. Autocontrole é: eu faço a gestão da minha vida.

O amor é essencial para a felicidade. Mas a pessoa que ama tão profundamente, e que sua felicidade é colocada nas mãos de outra pessoa, é como um canário que brinca com os bigodes do gato. Por isso, na verdade, a sua felicidade deve estar no seu interior. As pessoas são importantes? Obviamente que são! Mas eu não coloco a minha felicidade para outro, eu tenho autocontrole. A pessoa com autocontrole vai estimular a sua imaginação, seu entusiasmo, até que essa imaginação e esse entusiasmo produzam ação; mas controlará a ação e não permitirá que essa o controle, ou seja, não é a situação que me controla, eu controlo a situação.

A pessoa com autocontrole não vai odiar aqueles que não concordam com ela, mas em vez disso se esforçará para entender a razão da discordância e tirar o proveito disso. Assim, caro leitor, o autocontrole é uma das qualidades importantíssimas para estarmos bem na vida. Perceba como você é, como você está nesse quesito de autocontrole. Você explode facilmente? Você se irrita facilmente? Você perde o autocontrole diante das situações? Como você é? Se autoavalie e pense nisso.

Jornal Nova Fronteira