Nota de Pesar pelo falecimento da professora e musicista Jadyr de Brito Matta Pamplona
  • Compartilhe:

Recebemos com pesar e tristeza a notícia do falecimento da professora aposentada e musicista Jadyr de Brito Matta Pamplona, aos 93 anos, ocorrido nesta segunda-feira, 12, em Barreiras. A matriarca da família Pamplona, era mãe de Jane Pamplona, Nilsinho Pamplona e Gil Pamplona

Recebemos com pesar e tristeza a notícia do falecimento da professora aposentada e musicista Jadyr de Brito Matta Pamplona, aos 93 anos, ocorrido nesta segunda-feira, 12, em Barreiras. A matriarca da família Pamplona, era mãe de Jane Pamplona, Nilsinho Pamplona e Gil Pamplona.

Natural de Angical, Jadyr veio morar em Barreiras no ano de 1945 e, aqui, concluiu o primeiro grau no Ginásio Padre Vieira, mudando em seguida para a cidade de Barra e lá, concluiu o curso de magistério no Colégio Santa Eufrásia. Ao retornar pela segunda vez para Barreiras aos 16 anos, Jadyr passou a tocar com a professora de música Amália Andrade, que dava aulas de bandolim. Em seguida, foi auxiliar da professora lazinha Pamplona nas aulas de música das primeiras turmas do Ginásio Padre Vieira.

Apaixonada pela música, Jadyr ganhou de seu pai Cezário, aos nove anos, um bandolim no seu aniversário e desde então virou uma referência na música popular regional. A partir dos anos 1960, tocou no conjunto Acordes de Bandolins, liderado pela professora Iazinha, que se apresentava em festas, eventos culturais, escolas e inaugurações públicas. Participou também de muitas audições de piano na Escola Arte Maior.

A vida, para a musicista Jadyr Pamplona, era de diversão e muita música. Se apresentar para o público e para sua família, era seu principal motivo de felicidade. Com sua partida, além dos seus filhos Jane, Nilsinho e Gil, ela também deixa saudades eternas nos noves netos, cinco bisnetos, demais familiares, amigos e em todos os músicos que com ela conviveram.

Neste momento de dor e tristeza, pedimos a Deus conforto para os familiares e amigos desta grande mulher, que os exemplos e a paixão pela música nutrida por essa mulher extraordinária, sirva de consolo para todos. Em tempo, a família informa que o velório será no Memorial Senhor do Bonfim, a partir das 7h desta terça-feira, 13, e o sepultamento ocorrerá às 16h no Cemitério Jardim da Saudade.

Barreiras – BA, 12 de fevereiro de 2024

Zito Barbosa
Prefeito de Barreiras

Jornal Nova Fronteira