Mulheres das Letras reverenciam pioneira da ABL
  • Compartilhe:

O grupo de mulheres escritoras da Academia Barreirense de Letras (ABL) realiza no próximo sábado, 18, um encontro com três momentos em referência ao mês da mulher.

Texto Ascom ABL

O grupo de mulheres escritoras da Academia Barreirense de Letras (ABL) realiza no próximo sábado, 18, um encontro com três momentos em referência ao mês da mulher. O início será às 16h, na sede da entidade, no Centro Histórico.

A abertura terá uma homenagem às pioneiras Ignez Pitta de Almeida, Solange Tavares da Cunha, Edelvira Wanderley Moreno (em memória), Lélia de Macedo Rocha (em memória), todas do primeiro grupo de escritores da ABL (criada em 20 de maio de 2005).

Também a escritora Nadir Xavier de Andrade será homenageada. Ela chegou algum tempo depois e está entre as primeiras que ingressaram na instituição, engrandecendo a entidade pelo conjunto da sua obra e escrita em diferentes gêneros literários.

Na sequencia a roda de conversa ‘A sensibilidade feminina na escrita regional’ reúne a presidente da Academia Santa-ritense de Letras (ASL), Carla Lopes, a membro fundadora da ABL, Solange Tavares da Cunha e a escritora Silvania Rosa, representando o grupo de Mulheres Fraternidade em Movimento. A mediação será da membro da ABL, Márcia Rasia.

A programação será finalizada com um sarau de confraternização, reunindo poetisas e cantoras, bem como mulheres de outras expressões artísticas. A proposta da iniciativa é reconhecer o trabalho já realizado e incentivar as lutas presentes, mirando em um futuro promissor para a literatura, a arte e cultura em geral.

As autoras ocupam 10 das 30 cadeiras que compõem a instituição, que desde a primeira gestão conta com presença das mulheres desempenhando diversos papéis, inclusive na presidência. Pelo cargo já passaram Ignez Pitta de Almeida, Miriam Hermes, Solange Cunha e Ananda Lima.

Jornal Nova Fronteira