Missão Vendedores, da Abrapa, começa com evento em Xangai
  • Compartilhe:

Dados sobre a qualidade do algodão brasileiro foram apresentados a industriais chineses, nesta segunda, 17, durante o primeiro evento da Missão Vendedores, o Cotton Brazil Outlook, organizado pela Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa) em Xangai.

Ascom Abrapa

Dados sobre a qualidade do algodão brasileiro foram apresentados a industriais chineses, nesta segunda, 17, durante o primeiro evento da Missão Vendedores, o Cotton Brazil Outlook, organizado pela Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa) em Xangai.

“Empresários da indústria têxtil chinesa compareceram ao evento e contamos também com a presença do embaixador brasileiro na China, Augusto Pestana. Tivemos muita participação dos convidados. Mostramos bons exemplos de rastreabilidade e o público ficou entusiasmado, confiando cada vez mais na produção do algodão brasileiro”, avalia Alexandre Schenkel, presidente da Abrapa.

Durante o evento, o diretor de Relações Internacionais da associação, Marcelo Duarte, apresentou a estrutura utilizada pelo Brasil para aferir a qualidade da pluma. São 11 laboratórios de classificação, 70 máquinas de High Volume Instrument (HVI) e o Centro Brasileiro de Referência em Análise de Algodão (CBRA).

No decorrer da apresentação de Duarte, os empresários conferiram os dados mais atualizados dos indicadores de qualidade do algodão brasileiro, entre eles micronaire, comprimento e uniformidade da fibra.

Os participantes do evento também conheceram o Programa Brasileiro de Qualidade do Algodão, desenvolvido em parceria entre o Ministério da Agricultura e Pecuária do Brasil (Mapa) e a Abrapa. O programa certifica os fardos de algodão que cumpriram as exigências do padrão internacional de verificação da qualidade da fibra. O mercado chinês será o primeiro a receber fardos certificados pelo programa na safra 2023/24.

A Abrapa também divulgou o status atual do programa Algodão Brasileiro Responsável (ABR), certificação socioambiental que afere boas práticas agronômicas, de gestão ambiental e relações trabalhistas. “Mostramos que 86% da produção brasileira do ciclo 2021/22 foi certificada e também que somos o principal fornecedor de algodão com licenciamento Better Cotton no mundo”, citou Schenkel.

A China é o principal importador do algodão brasileiro. No ano comercial 2021/22 (ago/21 a jul/22), o país absorveu 27% da pluma brasileira. Já de agosto de 2022 até o momento, o país asiático adquiriu 36% da produção nacional, cerca de 1,19 milhão de toneladas.

Ainda durante a agenda do primeiro dia da Missão Vendedores, a comitiva da Abrapa visitou as indústrias Texhong, um dos maiores fornecedores de fios e tecidos de algodão do mundo, e a Shangai Textiles. O intercâmbio comercial segue até o dia 25 de abril e inclui também a Coreia do Sul.

Jornal Nova Fronteira