Lei sobre Empreendedorismo nas Escola é pauta na Secretaria de Educação
  • Compartilhe:

"Falar e ensinar sobre empreendedorismo se tornou uma necessidade atualmente, por isso a importância dessa Lei para o nosso município", - Rider Castro
Ascom Rider Castro

No Brasil, de acordo com um levantamento realizado pelo Sebrae, o número de novos empreendedores no ano de 2021 é o maior desde 2015. Com a pandemia do coronavírus, veio o aumento do desemprego e uma crescente crise econômica, fatores determinantes no crescimento do empreendedorismo no país, que foi visto pela população como uma alternativa para driblar a crise.

Essa realidade nacional se reflete em Barreiras, que tem se deparado com a abertura de vários novos empreendimentos, representando o crescimento do empreendedorismo na cidade, colaborando também com a geração de novos empregos para a população. Assim, torna-se notável a importância de tratar sobre o empreendedorismo nas escolas e fomentar a cultura empreendedora entre as crianças e os jovens barreirenses, capacitando-os para se tornarem futuros líderes empreendedores que irão contribuir com o constante crescimento de Barreiras.

Sendo assim, o Projeto de Lei nº 007/2021 foi aprovado na Câmara Municipal no dia 19/10, sendo sancionado pela prefeitura de Barreiras na data 11/11. O PL institui no calendário municipal escolar o dia e a semana do empreendedorismo, com o objetivo de fomentar a cultura empreendedora entre crianças e jovens, ensinando-os noções de economia, gestão financeira, sustentabilidade ambiental, entre outros conceitos necessários para formar o jovem empreendedor.

Na última sexta-feira, 26/11, foi realizada uma reunião entre representantes da secretaria de educação, do Sebrae, e da Ajeb – Associação de Jovens Empreendedores de Barreiras, para discutir sobre a implantação da Lei sobre empreendedorismo nas escolas municipais, de autoria do vereador Rider Castro, também presente na reunião. Uma das principais pautas abordadas foi sobre como será feita a qualificação dos instrutores da semana do empreendedorismo nas escolas, em que buscou-se uma parceria com o Sebrae e a Ajeb para colaborarem com essa questão.

De acordo com Rider Castro, “Falar e ensinar sobre empreendedorismo se tornou uma necessidade atualmente, por isso a importância dessa Lei para o nosso município. Também tratei, junto à Secretaria de Educação, ao Sebrae e a Ajeb, sobre formas de transformar esse projeto em algo mais robusto, que vai além de trazer a cultura do empreendedorismo para as escolas municipais”.

Jornal Nova Fronteira