Investimentos do Fundesis são inaugurados em escola de Roda Velha
  • Compartilhe:

A comunidade, situada no município de São Desidério, é conhecida por apresentar números relevantes na produção de grãos e fibra do Oeste Baiano.

Ascom Aiba

Construídas com recursos do Fundo para o Desenvolvimento Integrado e Sustentável da Bahia (Fundesis), as novas salas de aulas do Colégio Batista do distrito de Roda Velha foram inauguradas na manhã desta terça-feira, 19. A comunidade, situada no município de São Desidério, é conhecida por apresentar números relevantes na produção de grãos e fibra do Oeste Baiano.

Na ocasião, o presidente da Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), Odacil Ranzi, falou sobre os resultados alcançados nas 16 cidades já beneficiadas pelo fundo. “O Fundesis é uma iniciativa transformadora de vidas. Por meio dela, os produtores rurais associados à Aiba ampliam a participação do setor no desenvolvimento social da região”, afirmou. “Aquele percentual doado pelo produtor se transforma em obras importantes, como esta, que prioriza a oferta de educação de qualidade aqui em Roda Velha”, complementou.

O Colégio beneficiado oferece, atualmente, as modalidades: Educação Infantil e Ensino Fundamental. A partir das novas salas de aula, a unidade escolar poderá atender um número estimado de 100 estudantes de variadas idades. A Igreja Batista Aliança, mantenedora da unidade escolar, desenvolve, há 12 anos, uma série de trabalhos sociais, inclusive capacitação, para as famílias de baixa renda.

“Foi uma benção receber a ajuda do Fundesis e da Aiba, porque, a partir dela, nós podemos receber mais alunos, por meio da ampliação da oferta de bolsas, e oferecer um ensino com mais qualidade”, declarou o diretor do Colégio, Pastor Jasilan Pereira. Ele ressaltou, ainda, que a abordagem educacional da instituição é baseada em valores éticos e morais, que são importantes princípios familiares.

O Banco do Nordeste é parceiro do Fundesis há 15 anos. “Sinto-me honrado por ter participado dessa inauguração. Vi quanto o trabalho do Fundesis/Aiba é diferenciado e o quanto ele impacta na região Oeste da Bahia. Ver crianças sendo beneficiadas pela disponibilidade e empatia dos produtores com o apoio do Banco do Nordeste, nos dá alegria e satisfação de perceber que crescemos juntos”, concluiu o gerente de relacionamento do Banco do Nordeste de Luís Eduardo Magalhães, Jaques Ramos Júnior.

Além do presidente da Aiba, participaram da solenidade de inauguração, o segundo vice-presidente da entidade, Seiji Mizote, o diretor executivo, Alan Malinski, a coordenadora do Fundesis, Aléssia Oliveira, a representante do Conselho Fiscal, Carol Zuttion, e a vice-presidente da Fundação Bahia, Zirlene Zuttion, que é uma das pioneiras na produção agrícola na região de Roda Velha.

Jornal Nova Fronteira