Fundesis: quatro novos projetos sociais são contemplados no Oeste baiano
  • Compartilhe:

Nos dias 24 e 25 de outubro, uma enxurrada de emoção e celebração marcaram quatro instituições sociais localizadas nos municípios de Barreiras e Luís Eduardo Magalhães. A razão para tamanha alegria foi a aprovação de seus projetos pela Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), por meio do Fundo para o Desenvolvimento Integrado e Sustentável da Bahia (Fundesis).

Ascom Aiba

Nos dias 24 e 25 de outubro, uma enxurrada de emoção e celebração marcaram quatro instituições sociais localizadas nos municípios de Barreiras e Luís Eduardo Magalhães. A razão para tamanha alegria foi a aprovação de seus projetos pela Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), por meio do Fundo para o Desenvolvimento Integrado e Sustentável da Bahia (Fundesis). Os recursos para esses projetos provêm da generosidade dos produtores rurais do Oeste baiano, considerado um marco importante para o progresso sustentável da região.

A primeira inauguração foi realizada no Instituto Viver Melhor, em Barreiras, que recebeu na manhã de terça-feira, 24, equipamentos para a cozinha industrial, que serão revertidos para a melhoria do espaço adequado para o manuseio e cozimento dos alimentos, destinados ao projeto da distribuição da sopa para os usuários da instituição, que atualmente são mais de 450 famílias carentes do bairro Santo Antônio. “Gratidão é o nosso sentimento aos produtores rurais, ao Fundesis por mais essa realização, pois irá permitir que nosso projeto da sopa continue”, declarou a gestora Romancina Rezende.

Já na quarta-feira (25), ocorreram três inaugurações em Luís Eduardo Magalhães. Na sede da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), foram entregues equipamentos para o Centro Especial de Prática Esportiva. A instituição atende um público de 270 pessoas. Alunos abrilhantaram a cerimônia com uma apresentação de ginástica rítmica. “Esse é o sexto projeto aprovado pelo Fundesis, e desta vez adquirimos equipamentos que vão auxiliar nas aulas esportivas, e isso é um incentivo, pois nossos alunos participam de competições. É muito gratificante não só para nós, mas outras instituições que são contempladas com essas benfeitorias dos produtores rurais”, agradeceu o presidente da Apae, Jefferson Mota.

Ainda pela manhã, ocorreu a entrega na sede da Associação de Amigos do Autista de Luís Eduardo Magalhães (AMA), que recebeu ampliação, qualificação e informatização das salas de atendimento multifuncional. “Essa é a terceira vez que nossa associação conta com recursos do Fundesis e estamos muito felizes com essa conquista, porque graças a esse fundo, os equipamentos de informatização irão contribuir para o desenvolvimento da coordenação motora de nossos alunos”, destacou a coordenadora da AMA, Kamylla Klauck. Há sete anos, a entidade presta serviços à comunidade de Mimoso I e atende mais de 350 alunos.

Para concluir as inaugurações do dia, à tarde, foi a vez de contemplar o Projeto de Capoeira Cultura em Ação que recebeu materiais desportivos e equipamentos para as aulas de capoeira e serão usufruídos pelo público atendido da Associação Desportiva e Cultural de Capoeira Santa Geração. Durante a cerimônia, foi realizada uma demonstração de Capoterapia com participação de idosos. “Agradeço a Deus por este projeto estar funcionando e a Aiba e Fundesis pelas doações dos equipamentos, o que permite que tenhamos ótimos resultados, pois aqui conseguimos promover transformação e formar bons cidadãos”, disse o professor e fundador do projeto, Renato Santana. A associação foi fundada em 2011 e atende cerca de 300 pessoas, do bairro Jardim das Acácias.

“Um dia de muitas emoções e nós tivemos a grata satisfação de comparecer a essas entregas e perceber o quanto esses recursos fazem a diferença na vida de tantas pessoas em 16 anos de Fundesis”, completou o presidente da Aiba e do Iaiba, Odacil Ranzi. O diretor financeiro da Aiba, Hélio Hopp, a coordenadora do Fundesis, Aléssia Oliveira, o gerente geral do Banco do Nordeste, Ederson Weber, e a vereadora Daiane, também participaram dos eventos.

Jornal Nova Fronteira