Fundesis inaugura mais duas importantes obras de projetos sociais em Barreiras
  • Compartilhe:

Na manhã desta terça-feira, 27, o Fundesis inaugurou obras na APAE e na Federação de Karatê Interestilos do São Francisco
Ascom Aiba

Na manhã desta terça-feira, 27, o Fundo para o Desenvolvimento Integrado e Sustentável da Bahia (Fundesis), com recursos dos produtores rurais associados à Aiba e mantido pelo Instituto Aiba, inaugurou mais duas importantes obras em Barreiras, na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) e na Federação de Karatê Interestilos do São Francisco (FKISF).

Na Apae, os investimentos foram aplicados na continuidade da construção dos vestiários da piscina, recursos que auxiliarão no desenvolvimento do projeto de Hidroterapia com o objetivo de estimular e desenvolver a resistência muscular e cardiorrespiratória, flexibilidade, equilíbrio, lateralidade e coordenação motora.

Durante a solenidade de inauguração, os participantes puderam prestigiar uma apresentação realizada pelo coral da instituição. O presidente da Aiba, Odacil Ranzi, recebeu homenagem de agradecimento da Apae. “É muito gratificante voltar a essa casa onde tenho grandes recordações e fui tesoureiro de 1987 a 1988. Hoje, a Apae conta com instalações modernas e através do Fundesis inauguramos mais uma estrutura que auxiliará nos trabalhos dessa instituição. É uma satisfação muito grande, estou muito feliz e gratificado”, revelou o presidente Odacil.

A entidade social atende mais de 80 pessoas com deficiência intelectual e múltipla e familiares. “Tudo o que tem sido investido na Apae é com recursos do fundesis, através da Aiba e BNB, o que nos deixa sensibilizados por estar colaborando para o desenvolvimento de pessoas que têm comorbidade, pois aqui, além de atender os nossos assistidos, também acolhemos suas famílias”, relatou o presidente da Apae, Luiz Gonzaga de Araújo.

Depois foi a vez da inauguração na Federação de Karatê Interestilos do São Francisco, onde os recursos foram aplicados no projeto “Karatê Transformando Vidas”, desenvolvido nas escolas municipais Joaquim Neto e Juarez de Souza, no bairro Vila Brasil.

“Desde 2005 implantamos esse projeto na Vila Brasil e em 2009 fundamos a federação, para organizar o karatê e tirar as crianças de situações de vulnerabilidade social. O projeto foi muito bem-vindo, e pudemos através do Fundesis, vestir nossos alunos com o uniforme do projeto, compra de equipamentos necessários para as aulas e também contratamos psicólogos para atender as crianças”, explicou o presidente da FKISF, Ernandes Ribeiro.

Para o aluno do projeto, Arthur Cláudio, de 13 anos, o karatê é uma influência positiva na sua vida. “Por meio do karatê mudei minha mentalidade, pude participar de competições, conheci algumas cidades e o meu comportamento na escola também mudou para melhor, hoje posso dizer que o karatê mudou minha vida”, afirmou o aluno.

O projeto atende mais de 100 crianças e jovens, de 05 a 17 anos, em situação de vulnerabilidade social. Os investimentos custearam a aquisição de materiais esportivos, como tatames, kimonos, luvas, caneleiras e protetores para realização das aulas. “O BNB tem sido parceiro do Fundesis, por meio do Instituto Aiba que vai de encontro com a missão do banco que é atuar como agente de desenvolvimento do Oeste, o que nos motiva a cada vez mais estar junto com nossos clientes parceiros, arrecadando contribuições para dar condições igualitárias para nossa região”, concluiu o gerente geral interino do Banco do Nordeste agência Barreiras, Rodrigo Lopes.

O diretor financeiro da Aiba, Hélio Hopp, os conselheiros fiscais, Carolina Zuttion e Romeu Carvalho, o diretor Financeiro da Acrioeste, Mário Mascarenhas, o tenente coronel da Polícia Militar, Camilo Uzêda, o vereador Valdimiro José, a coordenadora do Fundesis, Aléssia Oliveira e colaboradores da Aiba prestigiaram o evento.

Jornal Nova Fronteira