Funceb leva projeto Gira Cena para Barreiras e realiza oficinas de formação teatral

Publicada em 24/11/2023 às 15:35

Serão realizadas oficinas de Iluminação e Maquiagem Cênica e de Elementos Plásticos da Cena

Ascom Funceb

Nos dias 24, 25 e 26 de novembro, a Fundação Cultural do Estado, unidade vinculada à Secretaria de Cultura do Estado, estará no município de Barreiras, oeste baiano, para dar início ao projeto Gira Cena. Inédito na instituição, o projeto se debruça na engenharia do espetáculo e na salvaguarda da memória do fazer teatral baiano, promovendo oficinas de Iluminação e Maquiagem Cênica e de Elementos Plásticos da Cena. Toda programação no município será gratuita. As oficinas acontecerão na Escola Municipal de Teatro, localizada no Centro Cultural Rivelino Silva de Carvalho, onde serão feitas as inscrições das 8h às 17h, de 20 a 24 de novembro.

Voltadas para futuros profissionais das áreas técnicas, historiadores e pesquisadores do campo das artes cênicas, como também ao grande público amante das artes, o Gira Cena também será uma oportunidade para artistas e agentes de teatro envolvidos compartilharem seus processos de criação em aulas de qualificação. Serão disponibilizadas 20 vagas por oficina e terão certificação de 12h. As oficinas acontecerão de 8h às 20h30, todos os três dias.

A oficina de Iluminação Cênica será ministrada por Allison de Sá. Munidos da teoria acerca da história de iluminação teatral, bem como recursos tecnológicos e noções básicas de elétrica e eletrônica, Alison irá confeccionar, juntamente com os alunos, refletores e iluminação alternativa para compor a cena utilizando materiais acessíveis. Já a oficina de Maquiagem Cênica será com Tina Melo e buscará a instrumentalização básica para produção de maquiagens e caracterizações de personagens para espetáculos cênicos, através de exercícios práticos, técnicas e produtos adequados para a composição visual.

Com Rino Carvalho, a oficina de Elementos Plásticos da Cena terá como intuito desenvolver técnicas e habilidades para cenógrafos/as e figurinistas iniciantes, fomentando ideias e práticas na caracterização do espetáculo, através do entendimento da criação de cenário e figurino de um tema proposto, mas a partir da ótica do diretor.

Será realizada, ainda, uma série de entrevistas e registros fotográficos sobre o processo criativo desses profissionais que tanto contribuíram para a história do teatro feito na Bahia, relatando suas vivências e trajetos criativos. Todo esse material será registrado em formato digital, em um E-book e poderá servir como fonte de pesquisa para artistas, amantes da arte, futuros profissionais das áreas técnicas, historiadores e pesquisadores do campo das artes cênicas.

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Jornal Nova Fronteira
JORNAL NOVA FRONTEIRA
Rua 19 de maio, 103 - Centro - BARREIRAS - BAHIA
Fone: (0xx77) 3611-8811 Email: comercial@jornalnovafronteira.com.br