Fórum sobre Plantio Direto abre programação de palestras e debates na Bahia Farm Show 2023
  • Compartilhe:

O evento, transmitido pelo Canal Rural, com o tema “Sistema de Plantio Direto: Desafios e Potencialidades” abriu a programação oficial de palestras e debates da feira agrícola

Ascom BFS

O tradicional fórum de abertura da Bahia Farm Show foi realizado na tarde desta terça-feira, 06, no auditório do estande da Aiba. O evento, transmitido pelo Canal Rural, com o tema “Sistema de Plantio Direto: Desafios e Potencialidades” abriu a programação oficial de palestras e debates da feira agrícola. Em 2022 o Sistema de Plantio Direto (SPD) completou 50 anos de implementação no Brasil, o que tem garantido maior produtividade e sustentabilidade para o agronegócio com o empenho dos produtores e a aplicação da tecnologia.

O presidente da feira, Odacil Ranzi, e o vice-presidente, Moisés Schmidt, estiveram presentes no Fórum. De acordo com Ranzi atualmente 90% da produção na Bahia é em plantio direto. “O plantio direto faz toda a diferença e resulta na produtividade imensa do algodão, do milho e da soja, e, possibilita a Bahia bater recorde de produção com os implementos de tecnologia no nosso solo”, relatou.

O debate foi intermediado por Giovanni Ferreira com a participação de Luiz Pradella (produtor Rural e vice-presidente da FEBRAPDP-BA), Marcelo Kappes (engenheiro agrônomo e produtor Rural do Matopiba), André Singer (engenheiro agrônomo, pesquisador e consultor em sistemas de produção) e do convidado on-line, Jônadan Hsuan Min Ma (presidente da Federação Brasileira de Plantio Direto).

Ao explanar sobre a temática, o presidente da Federação destacou “que a agricultura brasileira está no caminho certo consolidando a agricultura verdadeiramente sustentável. Temos grandes conquistas ao longo desses 50 anos com o uso do plantio direto nas principais culturas na Bahia e no Brasil. Precisamos aperfeiçoar essa tecnologia para o algodão. Procuramos aprimorar o sistema de produção com essa tecnologia para que seja cada vez mais rentável, economicamente sustentável e com geração de resultados de alta produtividade preservando o máximo do ambiente”.

Na avaliação do engenheiro agrônomo, pesquisador e consultor em sistemas de produção, André Singer, o plantio direto é um investimento a longo prazo com resultados positivos. “Há quinze anos tenho avaliado e reavaliado o plantio direto no oeste da Bahia e tenho visto resultados positivos. O investimento do produtor é de longo prazo, o que pode dificultar, mas quando a condição do solo é frágil, quanto mais palhada conseguirmos fazer, melhor para proteger o nosso solo”.

Em julho de 2024 está previsto para ser realizado um fórum especial com a temática Plantio Direto, realizado pela Aiba em parceria com o canal Rural, em Luís Eduardo Magalhães. A programação de palestras e debates continua nesta quarta-feira (7), às 9h, com o Workshop de Resultados de Pesquisas da Safra 2022/2023, no auditório da Fundação Bahia; e a Audiência Pública da Comissão de Agricultura e Política Rural da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), às 10h, no auditório do estande da Aiba.

Jornal Nova Fronteira