Expectativas para a Copa do Mundo do Catar 2022
  • Compartilhe:

A maior prova mundial está quase aí e as expectativas sobre o que esperar no final do ano no Catar crescem cada vez mais. Esta Copa do Mundo guarda um detalhe ainda mais especial, já que será a primeira vez que o campeonato será realizado no Oriente Médio e também em uma época do ano diferente da habitual.

A maior prova mundial está quase aí e as expectativas sobre o que esperar no final do ano no Catar crescem cada vez mais. Esta Copa do Mundo guarda um detalhe ainda mais especial, já que será a primeira vez que o campeonato será realizado no Oriente Médio e também em uma época do ano diferente da habitual.

O que esperar do mundial em Catar?

Tal como aconteceu no Brasil em 2014, o evento irá contar com a escala e a atenção global do maior torneio em termos de competição de futebol. Serão 32 equipes disputando as partidas nos 8 novos estádios, e a organização prevê mais de um milhão de visitantes nas bancadas. A cobertura televisiva poderá atingir mais de 4 bilhões de espectadores. Os sites de apostas esportivas online presentes nas competições de futebol também irão acompanhar tudo de perto e fornecer as diversas informações sobre os times favoritos.

O Brasil está no grupo G da Copa do Mundo do Catar 2022, ao lado de Sérvia, Suíça e Camarões. A seleção pentacampeã fará sua estreia no Mundial no dia 24 de novembro, último dia dos primeiros jogos da fase de grupos, contra a seleção sérvia, que estava no mesmo grupo.

Reprodução

1 de abril de 2022 | Rádio Clube do Pará (@rclubepara)

Quando a Copa aconteceu no Brasil, o impacto econômico apontou vários indicadores positivos. Entre os anos de 2010 e 2014, o campeonato rendeu cerca de 64 bilhões de dólares. Em termos de investimentos relativos à Copa, o país recebeu cerca de 2,9 bilhões de dólares em mídia, 2,1 bilhões em estádios, 1,4 bilhão em infraestrutura hoteleira, 1,2 bilhões em reurbanização, 763 milhões em segurança e 648 milhões em sistemas de transporte em rodovias. Sem contar os mais de 5 milhões de turistas esportivos que viajaram para o país, rendendo uma soma significativa de dinheiro para a economia brasileira.

Além disso, os Jogos Olímpicos Rio 2016 também contribuíram para a prestação dos atletas nacionais e, acima de tudo, o impulso da economia através de outro evento esportivo ainda maior. Para a seleção brasileira, a forte participação em eventos passados como olimpíadas e copas mundiais tem elevado a qualidade de atletas e a boa prestação internacional. No caso do Catar, poderá ser uma oportunidade para motivar jovens talentos.

Certamente o país também será economicamente beneficiado com a Copa do Mundo da FIFA 2022, o que irá contribuir para um desenvolvimento significativo do país e com boas expectativas para o futuro nestes eventos internacionais de alta reputação.

Com a Copa do Mundo da FIFA realizada no Catar, vem a oportunidade de que a região se desenvolva. Desse modo, o país também poderá compartilhar sua cultura e tradições únicas, nunca antes vistas nesta proporção. A oportunidade ideal para estabelecer parcerias econômicas com o mundo ocidental, quebrando muitas das fronteiras e diferenças da atualidade.

Outra característica fascinante da Copa do Mundo no Catar é que todos os estádios estão situados relativamente perto. Isso significa que times e espectadores gastarão muito menos tempo com locomoção e, desse modo, terão muito mais tempo para aproveitar as partidas, a cultura e o entretenimento em geral.

Os atletas terão mais tempo e oportunidades de descansar e se recuperar após cada jogo. Além disso, o evento foi organizado entre os dias 21 de novembro e 18 de dezembro, final do outono e início da primavera no Catar – uma medida de proteção para evitar o calor extremo, o que tornaria a competição insuportável para os atletas e os espectadores. O clima da temporada outono-inverno da região é ameno, variando de 24 a 28 graus Celsius, e portanto agradável para a maioria.

As expectativas para a seleção brasileira

A qualidade e o domínio apresentados nas eliminatórias são um bom motivo para fazer o Brasil acreditar em um bom desempenho em campo. Acima de tudo, a seleção, sob o comando de Tite, terá como objetivo fechar as duas décadas de domínio europeu. A última Copa vencida pelo país foi a de 2002, com uma seleção lendária que levantou o troféu pela quinta vez e vive forte na memória brasileira.

Entre os times da América do Sul, no ano passado somente a Argentina conseguiu uma vitória contra a seleção Brasileira. Neste ano o Brasil terá maiores chances de recuperar o controle da Copa do Mundo para os sul-americanos tendo em conta o bom desempenho dos jogadores nacionais.

A esperança brasileira tem como foco o conjunto de talentos nacionais no Grupo G da Copa do Mundo. Será que vamos encontrar um Neymar pronto para finalmente desfrutar de uma Copa do Mundo condizente com os seus talentos ao lado da sensação do Real Madrid, Vinicius Junior? O melhor mesmo é acompanhar e assistir à seleção nas próximas partidas que serão disputadas no dia 2 de junho contra a Coreia do Sul, em Seul, e no dia 6 contra o Japão, em Tóquio.

Jornal Nova Fronteira