Entidades agrícolas do Oeste recebem presidente da FIEB, fortalecendo parcerias no agronegócio
  • Compartilhe:

No encontro, os presidentes das entidades produtoras apresentaram os resultados do trabalho realizado pelas instituições, assim como os impactos positivos advindos dessas ações e as demandas necessárias para a continuidade e superação de desafios no setor.

Araticum Assessoria

Com o objetivo de fortalecer o desenvolvimento do agronegócio no Oeste da Bahia, a Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa) e a Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba) receberam a visita do presidente da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB), Carlos Henrique Passos, e sua comitiva, na terça-feira, 12, em Luís Eduardo Magalhães. No encontro, os presidentes das entidades produtoras apresentaram os resultados do trabalho realizado pelas instituições, assim como os impactos positivos advindos dessas ações e as demandas necessárias para a continuidade e superação de desafios no setor.

Luiz Carlos Bergamaschi, que preside a Abapa, destacou a parceria existente entre o agronegócio e o Sistema ‘S’ como fundamental, pois trouxe qualificação profissional, consequentemente a melhora do índice de produtividade e, o mais importante, garantiu a segurança e a saúde do trabalhador. Bergamaschi reforçou, também, a importância da integração entre desenvolvimento e industrialização. “Há muitas demandas regionais. Esta visita foi uma oportunidade de dialogarmos sobre questões como portos, energia e infraestrutura. Gargalos que exigem atenção e que são entraves à industrialização”. Por fim, concluiu que a implantação de indústrias no interior é um passo necessário. “A cadeia da indústria têxtil traz consigo a elevação do consumo e a real possibilidade de passarmos das atuais 700 mil toneladas para um milhão de toneladas de algodão consumido no Brasil. Associado a isso vem a geração de empregos, desenvolvimento, valor agregado e tributos”, disse.

O presidente da Aiba, Odacil Ranzi, enfatizou que o encontro reforça a parceria entre os setores agrícolas e da indústria, essencial para impulsionar a competitividade do agronegócio baiano. “Esse é um encontro para tratar sobre o desenvolvimento do agro na região Oeste. Temos a união das instituições e a FIEB vem para agregar parcerias essenciais no impulsionamento da competitividade do agronegócio baiano”, destacou Ranzi. Participaram ainda do encontro inicial o prefeito de Luís Eduardo Magalhães, Júnior Marabá, e o vice-presidente da Associação Brasileira de Produtores de Algodão (Abrapa), Celestino Zanella.

A comitiva da FIEB conheceu as instalações do Centro de Treinamento, do Centro de Análises de Fibra da Abapa, e ainda, a obra do novo laboratório que em operação terá capacidade para duplicar o volume de análise da fibra produzida na Bahia e em estados como Piauí, Maranhão e Tocantins. Passos destacou a importância de conhecer as demandas das instituições do agronegócio e dos produtores para buscar formas de apoiá-los no processo de crescimento econômico da região.

“O planejamento estratégico da FIEB visa interiorizar os serviços da Federação. Essa é uma visita oportuna para falar um pouco sobre o que o nosso sistema oferece e também ouvir lideranças, produtores e instituições locais para entendermos como contribuir com os nossos serviços. A indústria participa do processo de desenvolvimento do agro e sabemos do esforço da Abapa e da Aiba para superar o emaranhado de dificuldades”, ressaltou o presidente da FIEB.

Jornal Nova Fronteira