Empresários se unem para fortalecer setor automotivo
  • Compartilhe:

Empresários do setor automotivo do Oeste da Bahia buscaram a união para fortalecer o segmento. A ideia surgiu durante a participação nos Encontros Empresariais, do Sebrae Mais, realizado no dia 3 de março, no auditório do Sebrae, em Barreiras.

sebrae

Por Cheilla Gobi

Empresários do setor automotivo do Oeste da Bahia buscaram a união para fortalecer o segmento. A ideia surgiu durante a participação nos Encontros Empresariais, do Sebrae Mais, realizado no dia 3 de março, no auditório do Sebrae, em Barreiras. No evento, eles decidiram formar um grupo com o intuito principal de buscar soluções práticas e enfrentar as dificuldades do setor em conjunto.

“É importante termos um espaço para a troca de experiências e o fortalecimento do nosso setor na região. Esperei muito por esse momento. Agora, vamos encabeçar de forma contundente e nos empenhar”, disse o empresário Jovenildo Roque Sousa, da Comapeças, de Barreiras.

Durante a apresentação, os participantes trocaram experiência e conheceram um caso de sucesso do segmento automotivo do estado do Tocantins, o Núcleo de Reparadores Automotivos de Gurupi. Participaram do encontro em Barreiras os representantes do Sebrae Tocantins, Djales Oliveira, e a coordenadora pelo projeto na instituição, Eliana Castro, além de um empresário e integrante do Núcleo, Belchior Cavalcanti.

“Esse encontro foi muito positivo, com pessoas interessadas em buscar soluções para os negócios. Vamos fazer com que o nosso grupo se fortaleça, ajudando uns aos outros”, acrescentou Claudemir Dickel, da empresa Kigui Auto Center, situada em Barreiras.

sebrae1

De acordo com a gestora do projeto Comércio do Sebrae Barreiras, Nayane Portela, o primeiro desafio foi criar o grupo. Agora, os empresários vão trabalhar para o seu fortalecimento, por meio da integração de novos empreendedores. “Além disso, nós do Sebrae iremos oferecer sempre o acesso a capacitações, orientação e consultoria”, frisou.

O próximo encontro, o primeiro dos empresários enquanto grupo, vai acontecer no dia 12, às 19h, no auditório do Sebrae Barreiras. Os interessados em participar devem entrar em contato com o Sebrae local.

Caso de sucesso

Criado em agosto de 2005, por meio do “Programa Empreender”, o Núcleo de Reparadores Automotivos de Gurupi foi o pioneiro no Tocantins na união da categoria. Hoje, as empresas deste segmento são referência em gestão e na qualidade dos serviços prestados. No total, 21 oficinas participam do núcleo, formado por mecânicos que unem esforços através de trocas de experiências, levantamento de problemas e busca de soluções para melhorar a prestação de serviços à população de Gurupi. “Não foi nada fácil para o grupo no início, mas hoje todos nós estamos satisfeitos com os resultados obtidos”, disse Djales Oliveira.

De acordo com a coordenadora do Núcleo no Sebrae Tocantins, Eliana Castro, a ação contribui para melhorar a qualidade dos serviços, baixar os custos e incrementar as atividades do setor. “O projeto busca formar núcleos setoriais, ou seja, empresários de micro e pequenas empresas que se reúnem regularmente para tratar de problemas comuns e ao mesmo tempo buscar soluções em conjunto”.

Além das palestras por diferentes cidades, o Núcleo realiza ações gratuitas, como a Inspeção Veicular Gratuita (IVG), uma estratégia encontrada para apresentar à sociedade os serviços oferecidos pelas empresas.

Mais informações podem ser obtidas no Sebrae Barreiras, localizado na Avenida Benedita Silveira, nº 132, Edifício Portinari, Centro, ou no telefone (77) 3611-3013.

Jornal Nova Fronteira