Empresários de Barreiras e região recebem consultoria para redução de desperdício
  • Compartilhe:

Através da solução Sebraetec, metodologia Lean Manufacturing auxilia na gestão do negócio, pessoas e processos

Através da solução Sebraetec, metodologia Lean Manufacturing auxilia na gestão do negócio, pessoas e processos


Fonte Agência Sebrae de Notícias Bahia | Crédito iStock

Para aumentar a eficiência das micro e pequenas empresas através da implementação de práticas de produção enxuta, o Sebrae oferece para donos de pequenos negócios de Barreiras e região a consultoria Lean Manufacturing, que tem como objetivo a eliminação de desperdícios e aumento da produtividade.

Segundo a gerente do Sebrae em Barreiras, Adriana Morais, os retornos dos empresários que participaram da consultoria são positivos. “Eles consideram que a partir da solução foi possível organizar o processo produtivo de suas empresas e, com isso, eliminar gargalos, o que resulta na redução de custos e aumento da eficiência”, afirma.

Durante as consultorias prestadas pelo SENAI CIMATEC são trabalhados três eixos: Gestão do negócio, Pessoas e Processos. Em cada um deles, o foco está no aperfeiçoamento daquilo que já é feito na empresa. Para isso, é utilizado o método hands-on, no qual o empresário aprende com a “mão na massa”, o que eleva o conhecimento e favorece a união da teoria com a prática.

No eixo Gestão do negócio são criados indicadores para mensurar o andamento do negócio como um todo. No eixo Pessoas são trabalhadas as questões do colaborador enquanto componente de um todo, busca-se a visão que ele possui do trabalho que desenvolve e o impacto que ele exerce para a empresa. Já no eixo Processos é verificado, na prática, qual a melhor forma de execução dos processos, aqueles que trazem maior produtividade para a empresa e preserva a integridade do colaborador, isso gera a criação de indicadores de produtividade.

A gestora e assessora jurídica e administrativa da Nacional Autopeças, Pollyceia Oliveira, avalia o subsídio do Sebrae às micro e pequenas empresas como “uma oportunidade ímpar”. Para ela, os diagnósticos realizados, as medições e todo o amparo através da consultoria possibilitaram o crescimento e ampliação da visão sobre o próprio comércio.

“A principal mudança que o programa nos trouxe foi a conscientização dos nossos colaboradores. Foi uma verdadeira mudança de mentalidades e paradigmas. Sem falar na melhor organização do nosso espaço, maior produtividade e, sobretudo, diminuição de desperdícios que, antes, não conseguíamos mensurar. Com essas iniciativas, só temos a crescer e a melhorar nossa performance comercial, conclui a gestora.

Lean manufacturing

O Lean Manufacturing é uma metodologia desenvolvida pela Toyota, no Japão, em meio a 2ª Guerra Mundial. Um cenário crítico, onde a produtividade era muito baixa devido os impactos da guerra. Essa metodologia foi aprimorada, garantiu a superação da Toyota e a mantém, até hoje, no ranking das melhores empresas do seu seguimento.

Apesar de antigo, esse método é considerado atual. Isso acontece pela busca da otimização em todos os sistemas, por meio da eliminação dos desperdícios, desenvolvimento da qualidade no processo, ao mesmo tempo que considera o princípio da redução de custos, além de incluir toda a tecnologia complementar necessária para o aumento da produtividade.

A agente comercial do SENAI CIMATEC e especialista em Lean Manufacturing, Vanessa Nascimento, explica que fazer mais com menos e elevar a qualidade da entrega se tornou uma filosofia, e o SENAI CIMATEC, junto com a McKinsey & Company, trabalha um modelo de consultoria na qual todo o conhecimento das ferramentas desenvolvidas pela metodologia, é transferido para as empresas por meio da teoria e prática, o que eleva o percentual de absorção do conteúdo e garante que as empresas sejam mais produtivas, eficientes, assertivas em suas decisões, mais competitiva e, principalmente, reduzam seus custos.

“Verificamos uma oportunidade de ofertar serviços de alto cunho tecnológico, agregando maior valor às indústrias e empresas prestadoras de serviços em nossa região, aliado ao fato da necessidade de upgrade e inovação em negócios que desejam alcançar um patamar mais elevado no quesito produtividade. Vimos no parceiro SENAI CIMATEC, que possui a única fábrica modelo da América Latina, um grande parceiro para confirmarmos, mais uma vez, a nossa posição de apoiadores dos pequenos negócios no quesito inovação, atuando, inclusive, com soluções de alta tecnologia”, afirma o gestor Sebraetec em Barreiras, Evilásio Moreira.

A adoção ao Lean Manufacturing junto ao Sebrae, acontece por meio do portfólio de consultorias de inovação, Sebraetec. Nesta solução, o principal objetivo é aumentar a competitividade dos pequenos negócios, por meio de soluções de inovação nas áreas de design, produtividade, propriedade intelectual, qualidade, sustentabilidade, serviços digitais e gestão da inovação. O empresário que adquire o Sebraetec, recebe subsídio de 70% da consultoria e custeia apenas 30% do valor total.

Para mais informações e conteúdos, siga o perfil @sebraebahia nas redes sociais: Instagram, Facebook, Twitter, Youtube, Linkedin, e faça parte do canal no Telegram, que pode ser acessado pelo link t.me/sebraebahia

Jornal Nova Fronteira