Empresária melhora gestão do negócio através de programa do Sebrae
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A realização do sonho de montar o próprio negócio fez a empresária Euzita Rodriges sair de Brasília (DF), há três anos, e mudar-se para Barreiras, Oeste da Bahia, onde montou o “Atacadão de Cosméticos”. Para ajudar na gestão do empreendimento, solicitou a ajuda do Sebrae quando, em 2016, aderiu ao programa Negócio a Negócio (NAN).

Por Luciane Souza

A realização do sonho de montar o próprio negócio fez a empresária Euzita Rodriges sair de Brasília (DF), há três anos, e mudar-se para Barreiras, Oeste da Bahia, onde montou o “Atacadão de Cosméticos”. Para ajudar na gestão do empreendimento, solicitou a ajuda do Sebrae quando, em 2016, aderiu ao programa Negócio a Negócio (NAN).

O programa oferece diagnósticos para os participantes com a ideia de auxiliar nas principais dificuldades que o empresário encontra no dia a dia da gestão do negócio e indica as soluções do Sebrae mais adequadas a cada caso.

“Depois que aderi ao NAN, estou fazendo o controle financeiro das entradas e saídas mais exatamente. Com o projeto, passei a calcular as receitas, ajustar os gastos, calcular o lucro, guardar uma reserva e atualizar o fluxo de caixa”, disse a empresária, que comercializa cosméticos e produtos de perfumaria.

De acordo com a agente do NAN, Edina Aragão, que acompanha a empresa desde 2016, quando o Atacadão de Cosméticos recebeu a primeira visita do Negócio a Negócio, a empresa não possuía cadastro de clientes e nem havia controle de estoque.

“Após analisar o diagnóstico e identificar algumas áreas a serem melhoradas, foram sugeridas dicas baseadas no caderno de ferramentas. Reconhecendo as necessidades, a empresária pôde, então, cadastrar clientes e fornecedores, passou a controlar as finanças com mais precisão, anotar no livro caixa diariamente as entradas e as saídas e controlar o estoque”, destacou.

Edina conta ainda que, com as dicas e resultados obtidos através do programa nas seis visitas realizadas, Euzita contratou, neste ano, algumas consultorias do Sebraetec e está fazendo o registro de marca e design de ambiente (layout interno, fachada e E-commerce). Com todas essas mudanças a empresária espera abrir uma filial, para melhorar o poder de compra e de vendas e ser reconhecida em toda região, tornando-se uma atacadista.

Fortalecimento dos negócios

O gerente Regional do Sebrae em Barreiras, Emerson Cardoso, que atende todo o Oeste da Bahia, explica que que o Sebraetec tem por objetivo garantir ao seu público alvo o acesso subsidiado, em até 70%, a serviços tecnológicos de inovação, visando a melhoria de processos, produtos e serviços, ou a introdução de inovações nas empresas e mercados.

Emerson diz ainda que o Sebrae reconhece a necessidade de garantir o acesso efetivo das micro e pequenas empresas aos serviços tecnológicos disponíveis no mercado, para promover a competitividade e o desenvolvimento sustentável dos pequenos negócios através da inovação dos seus produtos, processos e serviços.

“Inovação é uma ferramenta estratégica que gera valor ao negócio e, quando aplicada de forma correta, amplia a rentabilidade, muda processos, reduz custos e quebra paradigmas nas empresas”, defendeu.

Negócio a Negócio

Voltado exclusivamente para a orientação de microempresas e Microempreendedor Individual (MEI), o programa trabalha com visitas gratuitas, orientando e indicando as capacitações mais adequadas para a realidade de cada negócio. Outras informações sobre o programa e os produtos do Sebrae podem ser obtidas na sede da entidade em Barreiras, localizada na Avenida Benedita Silveira, 118, Edifício Portinari, Centro, ou pelo telefone (77) 3611-3013.

Jornal Nova Fronteira