Embasa fornece água para Wanderley e Muquém do São Francisco por sistemas alternativos após temporal
  • Compartilhe:

Os municípios de Wanderley e Muquém do São Francisco, no Oeste da Bahia, já estão recebendo água tratada após o temporal de sexta-feira, 26, graças a sistemas emergenciais implantados ontem, 28, pela Embasa

Ascom Embasa

Os municípios de Wanderley e Muquém do São Francisco, no Oeste da Bahia, já estão recebendo água tratada após o temporal de sexta-feira, 26, graças a sistemas emergenciais implantados ontem, 28, pela Embasa. A chuva intensa que caiu na região havia deixado submersa a principal estação elevatória de água tratada e o sistema integrado que atende os dois municípios parou de operar.

No dia 27 o gerente regional da Embasa, Marcos Rogério, precisou usar um barco para chegar à estação. “O acesso estava completamente alagado. Não conseguimos passar de trator porque o nível da água estava muito alto. Finalmente, conseguimos um barco que nos levou até a elevatória. Todos os equipamentos, incluindo bombas e painéis elétricos, foram molhados e precisarão ser reparados ou substituídos”, relata.

Como a elevatória precisa ser totalmente reequipada, o que leva tempo, a força-tarefa montada pela Embasa avaliou alternativas emergenciais. Em Wanderley, a solução foi captar água de um poço da prefeitura, que é tratada e direcionada ao sistema do município. No caso de Muquém, a Embasa implantou um novo trecho de tubulação para levar água diretamente para o reservatório, sem passar pela elevatória alagada.

“Estamos com nossas equipes técnicas e sociais em campo, junto com a população e o poder público dos dois municípios neste momento de emergência”, declara o presidente da Embasa, Leonardo Góes. “As pessoas precisam de água tratada com urgência, e a Embasa está trabalhando por isso com o máximo de empenho”.

Ações sociais e humanitárias – Além de retomar o abastecimento de água rapidamente, a Embasa está atuando em diversas frentes para ajudar a população e as prefeituras nesse momento difícil. A empresa disponibilizou caminhões hidrojato para lavagem das ruas e dos imóveis tomados pela lama e enviou cem cestas básicas para distribuição aos desabrigados. Os colaboradores da Embasa também estão engajados em campanhas de arrecadação e distribuição dos itens básicos, em parceria com as prefeituras.

Jornal Nova Fronteira