Diante das adversidades encontre a oportunidade
  • Compartilhe:

Todos sofremos quedas, revezes e fracassos. É inevitável que a vida também apresente isso. A questão é quando sucumbimos ao fracasso e não nos erguemos mais.

Padre Ezequiel Dal Pozzo
contato@padreezequiel.com.br

Todos sofremos quedas, revezes e fracassos. É inevitável que a vida também apresente isso. A questão é quando sucumbimos ao fracasso e não nos erguemos mais. Ficamos eternamente lamentando o que sofremos. Isso não nos leva a lugar nenhum. A vida pede superação sempre. Cada fracasso precisa ser uma semente para tirarmos um bem maior.

Estudos científicos sobre motivação e resiliência, mostram quanta dor a pessoa é capaz de suportar antes de desistir. Diante da crise ou adversidade podemos encontrar três caminhos mentais. O primeiro é de que o evento de crise não cria nenhuma mudança em você e um tempo depois de ele passar, você gira em torno da mesma órbita em que estava acostumado. O segundo é de você piorar muito com a crise e entrar numa negatividade difícil de sair. E o terceiro, o melhor, é aquele em que fazemos da crise uma oportunidade de evolução. É claro que isso não é fácil como falar. Mas você tomando consciência disso já é o grande passo. Se estiver dentro de uma crise, diga para você mesmo que ela vai passar e você vai melhorar com isso.

Não dá para deixar o nosso pensamento livre para que ele diga para mim que a queda é a pior coisa do mundo. Se eu fizer isso, então deixo o meu pensamento me dominar, me angustiar e cavar ainda mais fundo o meu problema. Eu preciso rejeitar a crença de que cada queda só me leva mais para baixo. Os grandes líderes, que deixaram marcas na história, passaram por grandes fracassos e superaram. Nós precisamos ter capacidade de nos erguer apesar dos contratempos, das crises e adversidades, pois todos as enfrentam em algum momento da vida. Sua atitude mental ocupa o centro do palco em sua vida. Eu sempre digo que Deus está sempre agindo em nosso favor, mas nós precisamos nos ajudar com a nossa atitude mental. Não adianta eu continuar nos meus padrões negativos e de lamento e pedir que Deus venha me ajudar. Encontrar benefícios nas crises é você lidar bem com o que te aconteceu. Você tem o controle sobre a situação e não a crise tem o controle sobre você.

Aprenda o ACCC diante dos erros, dos obstáculos, dos fracassos, das decepções e dos sofrimentos. O ACCC significa adversidade, crença, consequência e contestação. A Adversidade é o que aconteceu e você não pode mudar, porque já aconteceu. A Crença é a sua reação ao evento. Porque aconteceu, o que lhe diz e o que lhe faz mudar. Se você tem a crença somente ele te destrói, então assim será. Diante da análise da situação eu percebo as Consequências. Elas são negativas, mas somente negativas? Tem como ver ali o positivo que pode surgir? E, finalmente, a Contestação. Eu preciso contestar a crença sobre o acontecimento e tirar o melhor resultado de tudo. Resultado que aparecerá com o tempo. Por isso, também, não dá para tirar todo o resultado em um dia. Talvez demore anos, mas com a positividade, a aprendizagem e a evolução ele virá. Estudos mostram que a psique humana é muito mais resiliente do que você possa imaginar. Pense nisso!

Jornal Nova Fronteira