Decorando por Ruth Regis
  • Compartilhe:

Olá pessoal. Sou Ruth Regis, Design de Interiores, formada pela UNIT (Universidade Tiradentes – Aracaju-SE, especialista em Design de Interiores e Iluminação pelo IPOG (Inst. Pós Graduação Goiânia – Sede Salvador)

ruth1

Olá pessoal. Sou Ruth Regis, Design de Interiores, formada pela UNIT (Universidade Tiradentes – Aracaju-SE, especialista em Design de Interiores e Iluminação pelo IPOG (Inst. Pós Graduação Goiânia – Sede Salvador), tenho um Escritório de Arquitetura e Decoração na cidade de Barreiras-BA, localizado na Rua 24 de Outubro, 283- Edifício Charme Modas (Frente a Igreja São João Batista – Catedral). Venho nesta matéria, tirar umas duvidas sobre medidas e espaços… Vale a pena ler e levar para a vida!

ruth

Medidas Corretas ou Ideais!?!?

Recebo todos os dias algumas perguntas de amigos e clientes sobre algumas medidas e distancias ideais para móveis, luminárias, tapetes, piscina, etc., e foi pensando em dar uma mãozinha para todos possuem essas duvidas, resolvi escolher este assunto e tentar sanar ou pelo ao menos ajudar àqueles que estão reformando ou decorando.

ruth2

Sobre iluminação, hoje o que mais ouço é: “que altura utilizar em meu lustre sobre a mesa?”

A medida ideal para Lustres e pendentes sobre a mesa de jantar é aquela na qual não incomode os olhos e  não corra risco de se bater a cabeça quando for necessário alcançar os alimentos.

* Mesa de Jantar: 70 a 80 cm da mesa altura ou 140 a 150 cm  de altura do chão. (Lustre no centro da mesa).
* Criado Mudo:  A altura ideal é de 30 a 50 cm sobre o criado mudo (A altura do criado varia entre 50 a 70 cm).
* Área livre sem móveis: Precisa-se usar altura que não se bata a cabeça, então pode ser de 200cm a 210 cm de altura, em caso de casa com pé direito duplo, pode-se utilizar acima dessas medidas.

ruth5

 

Sobre distancias de TV até o sofá: É sim necessário seguir medidas para assistir Televisão, pois precisamos de uma segurança mínima para nossa visão não ser prejudicada. Essa distancia é quemvai determinar o tamanho ideal da TV e a altura que deverá ser inserida, para não causar dores de tiracolo e incômodos na postura corporal.

ruth3

* A altura da TV será a partir de 120 cm do chão podendo chegar a 160 cm, esta medida se dá pela altura dos olhos da pessoa sentada (centro da TV).

* Distancia entre sofá e TV até 180 cm, usar TV 32’’ (polegadas) (vide quadro de medidas- imagem).

* A Altura ideal da TV para o quarto e de 120 a 140 cm (a depender da altura da cama / lembrar de seguir medida dos olhos da pessoa sentada na cama), já a distancia dos pés da cama para a TV devera ser maior que 70 cm.

E na hora de comprar colcha de cama, é difícil saber o tamanho da sua? Vamos aos tamanhos, pois o que importa saber nessa hora é largura X comprimento do colchão. Pegue uma trena e saiba logo.

ruth4

 

* Solteirão: 90 cm largura X 188 cm comprimento

* Casal: 138 cm largura X 188 comprimento

* Queen: 158 cm largura X  198 cm comprimento

* King size: 1,93 cm largura X 203 comprimento

Ficou mais fácil?

Na próxima edição, estarei falando sobre as alturas e distancias ergonômicas (confort[aveis) necessárias para cozinha e banheiro, ate lá. Bjs

Jornal Nova Fronteira