Covid-19: Hospital Santa Rita tem taxa de mortalidade abaixo da média nacional
  • Compartilhe:

No consolidado de fevereiro a setembro deste ano, apenas 21,78% dos pacientes internados nos leitos de UTI e enfermaria do Hospital Santa Rita, em Barra, vieram a falecer, bem abaixo da média brasileira, de 38%

Ascom Fabamed

No consolidado de fevereiro a setembro deste ano, apenas 21,78% dos pacientes internados nos leitos de UTI e enfermaria do Hospital Santa Rita, em Barra, vieram a falecer, bem abaixo da média brasileira, de 38%, segundo um artigo publicado este ano na revista The Lancet Respiratory Medicine, que analisou mais de 250 mil internações.

Referência para mais de 50 municípios do Centro-Norte e Oeste da Bahia, a unidade administrada pela Fundação Fabamed já atendeu 415 pacientes no período, contribuindo decisivamente com a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) para reduzir a pressão na rede assistencial na região.

O presidente da Fundação Fabamed, José Saturnino Rodrigues, avalia que apesar da Covid-19 ser uma doença traiçoeira, a baixa taxa de mortalidade é um indicador positivo e de excelência assistencial. “Mesmo estando distante a 730 km da capital baiana, não devemos nada para os grandes centros. A unidade possui uma equipe treinada e especializada em cuidados intensivos, com todos os recursos disponíveis, sejam insumos, medicamentos, ventiladores pulmonares e máquinas para diálise, nos casos de insuficiência renal em pacientes graves com a Covid-19”, afirma o presidente.

A Fundação Fabamed atualmente administra cerca de 500 leitos nas cidades de Senhor do Bonfim, Salvador, Lauro de Freitas, Barra, Seabra, Simões Filho, Itabuna e São Francisco do Conde.

Jornal Nova Fronteira