Continuar na liderança na produção de algodão responsável para o mundo é prioridade para os produtores brasileiros
  • Compartilhe:

Depois de uma semana de intensos trabalhos, a delegação brasileira que viajou à Europa, para a Better Cotton Conference, realizada em Amsterdã (Holanda), volta para o Brasil, firme na meta de continuar fazendo do país o maior fornecedor mundial de pluma responsável.

Ascom Abapa

Depois de uma semana de intensos trabalhos, a delegação brasileira que viajou à Europa, para a Better Cotton Conference, realizada em Amsterdã (Holanda), volta para o Brasil, firme na meta de continuar fazendo do país o maior fornecedor mundial de pluma responsável. A Missão Vendedores foi conduzida pela Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa), com participação da Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa) e da Associação Nacional de Exportadores de Algodão (Anea).

No último dia do evento, a Better Cotton Initiative homenageou os cotonicultores brasileiros com uma placa que celebra a passagem dos 10 anos de parceria entre BCI e Abrapa. Desde 2013, as duas entidades unificaram os protocolos dos programas Algodão Brasileiro Responsável (ABR) e BCI. Atualmente, o Brasil tem a maior participação no montante do algodão licenciado pela BCI globalmente, com 42%, na safra 2021/22.

“O cotonicultor brasileiro abraçou a sustentabilidade. Hoje mais de 82% da nossa pluma é certificada ABR/BCI. Nos tornamos um exemplo para o mundo e isso é uma grande responsabilidade, mas também uma oportunidade para fortalecermos a imagem do Brasil lá fora”, diz o presidente da Abapa, Luiz Carlos Bergamaschi. Ele cita o caso de sucesso do Sou de Algodão Brasileiro Responsável (SouABR), iniciativa pioneira no mundo, de rastreabilidade física do algodão certificado, desde a fazenda até a peça adquirida pelo consumidor final. “Hoje estamos sendo procurados pelo nosso know how, para replicar esta ação internacionalmente”, concluiu.

Jornal Nova Fronteira