Centrais Campo Limpo de Barreiras e Roda Velha premiam alunos vencedores do PEA
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Depois de trabalhar a responsabilidade compartilhada com foco no papel de todos os atores sociais (2016), no papel da escola (2017), na contribuição da família (2018), este ano o Programa de Educação Ambiental (PEA) do Sistema Campo Limpo protagonizou o papel do aluno com o tema “Responsabilidade compartilhada: como posso fazer minha parte na gestão de resíduos”.
Ascom Aciagri | Fotos Divulgação Centrais

Depois de trabalhar a responsabilidade compartilhada com foco no papel de todos os atores sociais (2016), no papel da escola (2017), na contribuição da família (2018), este ano o Programa de Educação Ambiental (PEA) do Sistema Campo Limpo protagonizou o papel do aluno com o tema “Responsabilidade compartilhada: como posso fazer minha parte na gestão de resíduos”.

Supervisionados pelas unidades de recebimento de embalagens vazias de defensivos agrícolas, secretarias municipais de educação e coordenações pedagógicas, alunos de 4º e 5º anos do Ensino Fundamental de comunidades circunvizinhas às unidades de recebimentos são convidados, anualmente a participar do Programa.
Neste ano, as unidades de Barreiras e Roda Velha – gerenciadas numa parceria entre a Associação do Comércio de Insumos Agrícolas (Aciagri) e o Instituto de Processamento de Embalagens Vazias (inpEV), que atua como núcleo de inteligência do Sistema Campo Limpo, cadastraram 112 escolas municipais e particulares de Luís Eduardo Magalhães, Barreiras, Wanderley, Baianópolis e São Desidério.

Na prática os alunos tiveram o desafio de traduzir em imagens e palavras como aplicaram os conhecimentos adquiridos através dos kits escolares em seu cotidiano doméstico, e os três melhores trabalhos em cada categoria: desenho e redação foram premiados na etapa local e participaram na etapa nacional.

A ideia, segundo o inpEV, é que, desde cedo, as crianças compreendam os desafios ambientais envolvidos na gestão adequada dos resíduos sólidos e participem de sua solução, agindo como pequenos cientistas, e por essa razão, o programa busca oferecer aos professores textos de referência e sugestões de práticas para sala de aula que estimulem o aluno a buscar soluções sustentáveis na família, na escola e na comunidade, e que possam ser integradas ao conteúdo curricular regular.

Vencedores da etapa local – Barreiras

Categoria Desenho
1º Lugar: Ícaro Ferreiras dos Santos (Escola São Francisco – Luís Eduardo Magalhães)
2º Lugar: Lucas Bastos (Escola Gustavo José Fernando – Wanderley)
3º Lugar: Clara Camilo da Silva (Escola Vania Aparecida – Luís Eduardo Magalhães)

Categoria Redação
1º Lugar: João Pedro Marçal (Escola Hermínio Carlos Brandão – Luís Eduardo Magalhães)
2º Lugar: Stela dos S. Queiroz (Escola Caio Torres Bandeira – Baianópolis)
3º Lugar: Júlia Santos (Escola Mozart Feliciano – Luís Eduardo Magalhães)
Neste ano, a unidade também levou o Programa (categoria desenho) à alunos da APAE de Luís Eduardo Magalhães. Daniel de Jesus Santos e Nayara Santos Silva foram os vencedores.

Vencedores etapa local – Roda Velha

Categoria Desenho
1º Lugar: Angelina Boesing (Colégio Maria Edith Rhoden – Roda Velha)
2º Lugar: Nayara Eduarda (Escola Municipal Waldeck Ornelas – Roda Velha)
3º Lugar: Larissa Mayara Melo de Souza (Colégio Maria Edith Rhoden – Roda Velha)

Categoria Redação
1º Lugar: Larissa Cristina Hendges (Colégio Maria Edith Rhoden – Roda Velha)
2º Lugar: João Pedro (Escola Sementinha do Aprender – São Desidério)
3º Lugar: Isis Lorena (Escola Municipal Germano R. de Carvalho – São Desidério)

Jornal Nova Fronteira