Capacitação da Abapa para Operação de Secagem e Armazenamento de Grãos preza pela segurança dos trabalhadores
  • Compartilhe:

No Oeste da Bahia, região essencialmente agrícola, a crescente necessidade de instalação de silos e armazéns para estocar as safras tem sido evidenciada a cada nova colheita

Ascom Abapa

No Oeste da Bahia, região essencialmente agrícola, a crescente necessidade de instalação de silos e armazéns para estocar as safras tem sido evidenciada a cada nova colheita. Nesse contexto, a capacitação dos profissionais que operam essas unidades é fundamental, não só para atender às normativas de segurança do trabalho e corpo de bombeiros, mas também para garantir a integridade e segurança dos colaboradores das fazendas.

Um dos cursos oferecidos pelo Centro de Treinamento e Tecnologia da Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa), em parceria com SENAR, SESI e SENAI, é voltado para operadores de secagem e armazenamento de grãos. Em menos de dois anos, o curso já capacitou mais de 110 trabalhadores de sete fazendas produtoras.

Segundo Douglas Fernandes, gerente do Centro de Treinamento, o trabalho em espaços confinados, como silos, moegas, túneis e fossos dos elevadores, apresenta riscos para os profissionais e por isso, é essencial oferecer capacitação adequada para evitar acidentes. “Preparar estes profissionais para que estejam aptos a trabalhar nas unidades com confiança e total segurança tornou-se necessário, então, desenvolvemos este curso que é levado às fazendas da região pela nossa equipe técnica”, diz.

A Fazenda Orquídeas, do grupo Schmidt Agrícola, foi uma das propriedades beneficiadas com o programa. O coordenador de saúde e segurança do trabalho da fazenda, Maurício de Souza Santos destaca a melhora no desempenho dos trabalhadores após o curso, com aumento da confiança e melhor distribuição das responsabilidades.

Para Gefferson Henrique Andrade Silva, operador de silo na fazenda Orquídea, as orientações adquiridas no curso já fazem parte da rotina diária de trabalho, proporcionando maior segurança e eficiência nas operações. “Consegui absorver bastante conhecimento, o treinamento trata da operação desde o início ao fim do cenário de silos e armazenagem. Eu super indico para outras fazendas e pessoas”, finaliza.

Jornal Nova Fronteira