Busque a força que está no Espírito Santo
  • Compartilhe:

Muito se fala, hoje em dia, em Síndrome de Burnout, que na psicologia é o nome dado a um mal-estar extremo, esse sentimento de esgotamento que muitas pessoas vivem.

Padre Ezequiel Dal Pozzo
contato@padreezequiel.com.br

Muito se fala, hoje em dia, em Síndrome de Burnout, que na psicologia é o nome dado a um mal-estar extremo, esse sentimento de esgotamento que muitas pessoas vivem. Uma sensação de esgotamento das reservas do corpo e do espírito, a perda da energia e interesse após sucessivas decepções e a falta de força. Nesses casos, a pessoa sente que perdeu as forças físicas, espirituais e a vitalidade, devido ao estresse emocional que ela viveu. As bases desse esgotamento não estão só na pessoa, na estrutura pessoal de cada um, mas também no sistema, porque o sistema, o mundo, o trabalho, a empresa, o jeito como nós vivemos, nos estressa. Precisamos aprender a lidar com tudo isso para não entrarmos em colapso. Vejam que muitos acabam cansados por não conseguir realizar o que desejavam. Muitos não sentem apoio nem mesmo na família. Se sentem frustrados, perdem o gosto pela luta, nada mais faz sentido, nenhum projeto consegue envolvê-lo, sente que não consegue mais fazer a diferença.

Quando a pessoa entra num cansaço desse tipo, é preciso rever o que ela tem feito até então. É preciso parar e cuidar de si, porque ela percebeu que tudo cansa, e o cansaço para ela é o sinal da imobilidade. Não consegue nem mais reagir diante das coisas. Certo é que as pessoas confiam muito em suas próprias forças, e o mundo hoje nos faz confiar em nossas próprias forças; elas são importantes, nos sustentam. Mas uma força que nós devemos confiar vem do Espírito Santo. Sempre é importante e necessário buscar ajuda de um profissional, alguém que possa ajudar você a compreender melhor aquilo que viveu e que te levou a sentir-se assim. Mas a busca de fortalecimento no Espírito Santo pode te ajudar a voltar com a vida em fluxo, ou seja, a energia da vida pode voltar, porque Deus, o Espírito Santo de Deus, é fonte de energia.

O Deus do amor, o Deus que nos acompanha sempre, esteja na sua vida, abençoe o teu trabalho, a tua família, as tuas buscas, te liberte dos cansaços e da falta de energia e que encontre a vida naquilo que faz!

Jornal Nova Fronteira