Brasileiro está cada vez mais ligado à internet e as empresas não desperdiçam a oportunidade
  • Compartilhe:

Segundo os estudos mais recentes realizados em 2020, em média os brasileiros passam mais 35% em aplicativos do que acontecia 3 anos antes.

Brasileiro é um ávido consumidor de aplicativos passando muito do seu tempo conectado à ‘internet’ onde se comunica, trabalha e se diverte. Segundo os estudos mais recentes realizados em 2020, em média os brasileiros passam mais 35% em aplicativos do que acontecia 3 anos antes.

Fonte Pixabay

Que repercussões isso tem no dia-a-dia das pessoas e como as empresas estão lidando com esta tendência crescente de passar cada vez mais tempo ‘online’?

Segundo a notícia publicada pela Agência Brasil, o Brasil ficou colocado na terceira posição do ‘ranking’ dos países que gastam mais tempo em aplicativos, ficando inclusive um pouco acima da média. Na mesma publicação é possível perceber que os brasileiros optam por realizar uma grande diversidade de tarefas via ‘online’.

Operações bancárias, entrega de comida já confecionada, compras de roupas e produtos de beleza, troca de mensagens instantâneas, assistir a um seriado ou jogar com amigos são só apenas alguns exemplos de atividades que os brasileiros passaram a desenvolver ‘online’.

Isto tudo representa uma excelente oportunidade para as empresas que começaram a apostar as suas atividades nos segmentos ‘online’ principalmente no que diz respeito ao desenvolvimento de aplicativos para celulares.

O mercado mobile tem sido aquele que mais cresce em todo o mundo e no Brasil, principalmente pela aposta em tecnologias cada vez mais modernas como a realidade aumentada ou inteligência artificial.

Veja alguns exemplos de como as empresas estão lidando com o crescimento do mercado mobile em diferentes setores.

Gigantes dos jogos investem cada vez mais no mercado mobile

O setor dos jogos mobile é talvez aquele que tem-se desenvolvido mais e não é de estranhar que grandes empresas responsáveis por jogos comecem também elas a olhar para o mercado mobile como o próximo passo a ser dado.

O entretenimento ‘online’ através do celular é fácil de aceder, os dispositivos são também eles cada vez mais sofisticados permitindo correr jogos com gráficos complexos ou que exijam maior capacidade de armazenamento e o que tem acontecido é que cada vez mais as empresas pensam logo à partida no desenvolvimento de aplicativos para celular.

A Electronic Arts, empresa responsável pela franquia FIFA é uma dos gigantes que recentemente afirmou o seu interesse em se expandir para o mercado mobile. Até agora os fãs de FIFA optavam por outros dispositivos para jogar, mas a empresa atenta ao mercado entende que o mercado mobile é o passo seguinte que deve ser dado.

Também empresas como a Slotto Jam, ou a Lucky 31 ligadas ao setor dos cassinos online são exemplos de empresas que apesar de já marcarem presença online, desenvolveram aplicativos para poder apostar no seu celular permitindo aos usuários uma forma de diversão mais simples e rápida.

No panorama nacional, a empresa de desenvolvimento de aplicativos, Movile é um verdadeiro ‘study case’. Com dois escritórios localizados em S.Paulo e empresa especializada em aplicativos e games tem crescimento anual em 40% o que mostra exatamente a importância de marcar presença no mercado.

Aplicativos ligados aos transportes são outro exemplo de sucesso

É curioso que o celular comece a ser cada vez menos usado para realizar chamadas, mas a verdade é que empresas ligadas ao setor dos transportes têm vindo a desenvolver aplicativos como forma de conectar passageiros aos transportadores com grande sucesso.

O aplicativo Easy táxi se tornou pioneiro na América Latina e está atualmente presente em mais de 170 cidades espalhadas por 12 países. Ao invés de ter de ligar para solicitar um serviço de táxi como acontecia no passado, a Easy Taxi conecta o passageiro e taxista de forma simples e segura.

O fato de poder aceder a informações como resenhas de outros usuários sobre determinado motorista, ou sobre qual o taxista que se encontra mais perto da sua localização são pontos positivos que os aplicativos trazem e que são aproveitados pelas empresas de transportes para cativar os seus usuários para o setor móbile.

Em outro nicho um pouco diferente do anterior, mas ainda assim ligado ao setor dos transportes está o aplicativo Apontador Trânsito que oferece aos usuários informações em tempo real sobre o estado do trânsito das principais cidades do Brasil.

A diversidade de aplicativos existentes e os setores empresariais que se aproveitam da tendência crescente não se fica por aqui, mas estes são bons exemplos de empresas que realmente entendem o valor do brasileiro ser um povo que passa muito do seu tempo ligado através do seu celular.

Jornal Nova Fronteira