Brasil luta pela sustentabilidade
  • Compartilhe:

As notícias que têm chegado a todo o mundo sobre o estado atual do Planeta Terra são assustadoras. Saber que se ultrapassa, antes da metade do ano, o limite anual de recursos naturais ou ver imagens do derretimento, em 40%, da Gronelândia num só dia chama a atenção para a realidade: é necessário um pensamento […]

As notícias que têm chegado a todo o mundo sobre o estado atual do Planeta Terra são assustadoras. Saber que se ultrapassa, antes da metade do ano, o limite anual de recursos naturais ou ver imagens do derretimento, em 40%, da Gronelândia num só dia chama a atenção para a realidade: é necessário um pensamento mais ecológico.
Não estando na vanguarda em todas as áreas, o Brasil não deixa, no entanto, de estar de parabéns no que diz respeito à luta por um planeta mais sustentável. Este país do continente americano tem dado cartas no que respeita ao pensamento ecológico, lançando iniciativas importantes para garantir uma postura mais equilibrada face ao meio ambiente.

Do trajeto brasileiro fazem parte ações individuais, promovidas pelo Estado e também pelas grandes empresas. Setores como o comércio e o turismo têm feito questão de adotar medidas que visam a salvaguarda da sustentabilidade ambiental.

Hoje, iremos conhecer alguns dos setores que têm demonstrado a luta por um mundo mais sustentável e saber como elas se tornam um exemplo para o resto do mundo.

As lojas e mercados brasileiros

O conceito de desperdício zero tem sido fundamental para ajudar a implementar, a nível macro, as medidas necessárias para a sustentabilidade ambiental.

Focando-se em princípios tão importantes como a análise das necessidades, a recusa do dispensável, a redução dos consumos, a reutilização, a reciclagem e a compostagem; este conceito ensina a viver de uma forma mais sustentável para o mundo.

As lojas brasileiras começam, aos poucos, a adotar este conceito, permitindo que os clientes levem os seus próprios recipientes no momento da compra e evitando, desta forma, o aumento de lixos e de plásticos.

O turismo brasileiro

Os viajantes brasileiros estão a ser aclamados no que diz respeito ao turismo sustentável, encontrando-se mesmo à frente de países de primeiro mundo, tais como Espanha, França, o Canadá ou os Estados Unidos da América.

Os turistas brasileiros parecem particularmente preocupados com a redução do impacto ambiental das suas viagens e algumas unidades hoteleiras deste país adotaram, já, medidas como a aplicação de filtros de água, para evitar a compra de garrafas de plástico ou a compostagem dos lixos orgânicos recolhidos nos hotéis.

Viajantes e funcionários parecem devotados, ainda a explorar da melhor forma os meios rurais, promovendo estilos de vida mais naturais e sadios.

Os mídia brasileiros

As ações de consciencialização têm feito parte do trabalho do Brasil para a sustentabilidade. Os meios de comunicação convencionais têm alertado para os problemas ambientais. Seguindo o seu exemplo, também os novos mídias parecem plataformas de difusão das ideias sustentáveis e ecológicas.

A ação individual

O povo brasileiro tem, em geral, demonstrado preocupação quanto ao meio ambiente e é cada vez mais comum que se adotem estratégias individuais para garantir a sustentabilidade do planeta.

Além de visarem a redução dos lixos, o número de pessoas a reciclar e compostar é cada vez maior, notando-se um aumento na preocupação brasileira no que diz respeito aos impactos da ação humana sobre o meio ambiente.

Jornal Nova Fronteira