Black Friday 2018: tudo o que você tem que saber para aproveitar o evento
  • Compartilhe:

Você sabe a história do Black Friday? Tem gente que diz que foi no final do século XIX, quando duas firmas financeiras muito grandes faliram e coincidentemente, numa sexta feira. Contudo as promoções como conhecemos é mais relacionada ao fato de que no dia anterior costuma ser o dia de ação de graças nos Estados Unidos, local onde começou a cultura do Black Friday.

Você sabe a história do Black Friday? Tem gente que diz que foi no final do século XIX, quando duas firmas financeiras muito grandes faliram e coincidentemente, numa sexta feira. Contudo as promoções como conhecemos é mais relacionada ao fato de que no dia anterior costuma ser o dia de ação de graças nos Estados Unidos, local onde começou a cultura do Black Friday. Dizem que foram os policiais da Filadélfia,por conta do trânsito infernal que se formava por causa do feriadão.

As lojas começaram a competir muito uma com a outra e virou cultura local ter promoções chamativas. Ao mesmo tempo que era uma dor de cabeça para os oficiais, para quem aproveitava para comprar coisas baratas no feriadão, era muito vantajoso. Acabou virando com o passar dos anos uma chance para outros estados movimentarem a economia e o comércio. Hoje em dia muitos lugares do mundo, inclusive o Brasil, também incorporou o evento dos descontos.

Com o tempo as lojas e pessoas com muitos interesses econômicos foram se aprimorando no jogo dos descontos e hoje em dia é bom ficar atento para não cair em ciladas ou no famoso conto do vigário: “tudo pela metade do dobro”. Aqui vão algumas dicas de segurança:

1 – Pesquise sobre as lojas online antes de comprar nelas

No site do procon tem uma lista de sites de vendas para serem evitados. No reclame aqui você pode pesquisar a loja específica e ver se tem alguma denúncia de fraude ou outras questões como atraso, produtos danificados e coisas do tipo. Fique atento a esses relatos e procure comprar em lojas grandes, conhecidas e seguras.

2 – Procure usar sempre cartão de crédito nas compras online

É mais seguro e qualquer fraude ou clonagem pode ser feito o bloqueio do cartão e o banco pode fazer o estorno. Fora isso é muito melhor para poder aproveitar as facilidade de parcelamento que as lojas oferecem. Para quem sabe se organizar com parcelas mensais, é uma ótima pedida para comprar coisas com valores altos e ainda conseguir um desconto atraente.

3 – Verifique data de entrega

Se a sua compra requer um frete, observe para qual data eles oferecem. Se o seu interesse por exemplo é comprar um presente para dar de natal se certifique que o produto vai ter disponibilidade para ser entregue na data que você precisa. Com a quantidade de vendas, muitas vezes as lojas não estão preparadas com estoque suficiente e colocam a entrega para meses depois para ter tempo de se reabastecer. A sua compra tem que ser conveniente para você.

Aproveite essa oportunidade, ajude a movimentar o seu mercado local e se beneficie dos descontos para comprar coisas específicas e que você já estava planejando obter. O Black Friday 2018 é um evento que pode ser muito positivo e favorável, tanto para o consumidor como para quem trabalha com comércio. Seja cauteloso e boas compras!

Jornal Nova Fronteira