Basta de promessas, chegou a hora de decolar
  • Compartilhe:

O auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas de Barreiras (CDL), ficou pequeno na noite de ontem, 29, para comportar as pessoas que atenderam o chamamento da Comissão da Paz durante o lançamento oficial do movimento popular em prol da reforma do Aeroporto Regional de Barreiras.

O auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas de Barreiras (CDL), ficou pequeno na noite de ontem, 29, para comportar as pessoas que atenderam o chamamento da Comissão da Paz durante o lançamento oficial do movimento popular em prol da reforma do Aeroporto Regional de Barreiras.

Desde do início de 2023, estão sendo realizadas reuniões suprapartidárias com o intuito de analisar os trâmites do projeto, além de registrar solicitações nas secretarias do Estado e da União, visando definir ações estratégicas que serão apresentadas a sociedade e a classe empresarial barreirense, bem como dos 35 municípios que compõem a região Oeste da Bahia.

Principal região produtora de grãos e fibras do Estado, bem como um grande polo educacional, de saúde e de serviços, o Oeste da Bahia enfrenta problemas de conectividade com outras regiões do país devido a falta de infraestrutura adequada no aeroporto de Barreiras, o que impede o pouso de grandes aeronaves.

Dotar o aeroporto de condições de receber voos das principais companhias aéreas, transformará para melhor a região, gerando mais emprego, mais saúde,, mais investimentos, mais eficiência logística de cargas, mais turismo e fortalecimento da indústria e comércio regional.
O evento de ontem contou com a participação da sociedade civil organizada, pré-candidatos a prefeitura de Barreiras, lideranças políticas e representantes da imprensa, unidos no mesmo propósito: #Todos Pelo Aeroporto.

De acordo com Giovane Zorzo, presidente da CDL Barreiras, o aeroporto é comércio, é educação, é turismo, é saúde, é desenvolvimento. “A nossa causa é muito além do que um mero meio de transporte. O que podemos dizer para uma pessoa que necessita de uma especialidade médica emergencial inexistente na região, e o profissinal médico se recusa a vir para Barreiras devido a incerteza de que o avião vai conseguir pousar, ou mesmo levantar voo e retornar para seu local de origem? A reforma e ampliação do nosso aeroporto é fundamental e de extrema importância’, disse o presidente da CDL.

O diretor da CDL Barreiras, Tiago Quinteiro, lembrou da importância de seguir o passo a passo. “Confirmação do governador nós já temos. O dinheiro já está garantido e reservado. Agora precisamos da aprovação do projeto e num segundo momento promover a licitação. Após passar essas etapas, precisamos criar um Conselho Gestor na região, para acompanhar a execução das obras e dos gastos desse recurso, fazem com que a obra saia o mais rápido possível. Portanto, vamos passo a passo”.

Desde que a Comissão da Paz tomou frente na luta para sanar as principais demandas da região, já foram conseguidos a construção do Contorno Viário de Barreiras, que ajudou a desafogar o trânsito na cidade, a vinda do Corpo de Bombeiros, aumento das Forças de Segurança, a construção do Presídio Regional de Barreiras, entre outras benfeitorias que ajudaram a melhorar a qualidade de vida, não só dos barreirenses, mas de toda as comunidades das cidades circunvizinhas que tem em Barreiras seus pontos de apoios na área de saúde, educação e serviços.

O que falta no momento é todos os agentes (governo da Bahia, empresa responsável pelo projeto, sociedade civil organizada, Secretária de Aviação Civil) sentarem na mesma mesa, para descobrir o que está emperrando o andamento salutar do projeto. Afinal, de promessas os moradores do Oeste da Bahia já estão cansado, pois lá já se vão 18 anos de embromação, com indas e vindas do projeto.

Hoje, às 17h, na praça Castro Alves, centro de Barreiras, acontecerá uma grande concentração, com a Blitz Decola Barreiras, com distribuição de cartazes, adesivação de veículos e conscientização sobre a importância do Aeroporto Regional de Barreiras. Participe, leve seu carro para adesivar e se puder adquira uma camisa do movimento, pois o recurso obtido será revertido para uma ampla campanha publicitária que será feita em todos os 35 municípios do Oeste da Bahia.

Jornal Nova Fronteira