Barreiras realiza mais uma fase do Programa de Rastreamento do Câncer de Mama
  • Compartilhe:

Nesta quarta, 20, e quinta-feira, 21, a Prefeitura de Barreiras, por meio da Secretaria de Saúde, realiza a segunda fase do Programa de Rastreamento do Câncer de Mama. Desta vez, 315 mulheres, moradoras da sede e zona rural de Barreiras, realizarão o procedimento de ultrassonografia mamária

Fonte Dircom

Nesta quarta, 20, e quinta-feira, 21, a Prefeitura de Barreiras, por meio da Secretaria de Saúde, realiza a segunda fase do Programa de Rastreamento do Câncer de Mama. Desta vez, 315 mulheres, moradoras da sede e zona rural de Barreiras, realizarão o procedimento de ultrassonografia mamária, procedimento que auxilia no diagnóstico desta doença considerada frequente entre as mulheres no Brasil, além de ser uma das principais causas de morte por câncer.

O exame de rastreamento está sendo realizado no Centro de Especialidades Leonídia Ayres de Almeida, com agendamento realizado previamente nas Unidades de Saúde da Família de cada bairro e comunidade. Conforme a secretária de Saúde, Jamile Rodrigues, sempre nos momentos da realização de exames, os pacientes devem estar com os documentos pessoais, cartão do SUS e o comprovante de residência em mãos.

“Esse rastreamento é feito com frequência pela equipe de saúde da Prefeitura de Barreiras, todos os anos é necessário fazer o exame de mamografia, e a cada dois anos, essas pacientes devem realizar esse procedimento de rastreamento através das ultrassons. O câncer de mama é ainda um dos grandes desafios no quesito monitoramento, por isso, é importante e necessário a mulher fazer exames periodicamente, porque quanto antes o diagnóstico for feito, maior a probabilidade de cura”, ressaltou a secretária.

Jornal Nova Fronteira