Bahia poderá exportar boi em pé em 2016. Estado possui o maior rebanho bovino do Nordeste brasileiro
  • Compartilhe:

Fonte Universo Agro | Foto divulgação Em 2016 a Bahia poderá ganhar espaço no mercado internacional. Possuidora do maior rebanho bovino do Nordeste brasileiro com cerca 10,5 milhões de cabeças, pela primeira vez, o Estado estuda iniciar exportações de boi em pé, pelo Porto de Ilhéus. A exportação seria de cinco mil animais para o […]

boi

Fonte Universo Agro | Foto divulgação

Em 2016 a Bahia poderá ganhar espaço no mercado internacional. Possuidora do maior rebanho bovino do Nordeste brasileiro com cerca 10,5 milhões de cabeças, pela primeira vez, o Estado estuda iniciar exportações de boi em pé, pelo Porto de Ilhéus.

A exportação seria de cinco mil animais para o Egito, através da empresa australiana Wellard Brasil do Agronegócio. Mas também outros mercados já apresentam interesse no produto brasileiro como o Iraque, a Jordânia, entre outros países do Oriente Médio.

Para o secretário da Agricultura da Bahia, Vitor Bonfim, a exportação do boi em pé será uma vitrine para demonstrar a qualidade do rebanho baiano, livre da aftosa há quase 15 anos, abrindo mercados para exportação da carne in natura. “Além disso, será mais um incentivo para o melhoramento genético e ampliação do nosso rebanho bovino”, avalia. O volume de exportação poderá chegar a 200 mil bois/ano.

A ação está sendo estudada pelo governo do estado, através da Secretaria da Agricultura (Seagri), e a Federação da Agricultura do Estado da Bahia, (Faeb), que vem se mobilizando para organizar a estrutura recomendada pelo Ministério da Agricultura (Mapa), por meio de instrução normativa.

Jornal Nova Fronteira