Aluna de escola pública de Riachão das Neves lança livro de romance
  • Compartilhe:

Por Eduardo Lena Lançou na noite de ontem, 18, seu primeiro livro de romance de uma trilogia, a estudante Kátia Amélia Serpa Alves dos Santos, 14 anos. Filha de Catisia Serpa dos Santos e Januário Alves dos Santos a jovem escritora desde criança estuda e reside em Riachão das Neves, Oeste da Bahia, onde sua […]

Por Eduardo Lena

Lançou na noite de ontem, 18, seu primeiro livro de romance de uma trilogia, a estudante Kátia Amélia Serpa Alves dos Santos, 14 anos. Filha de Catisia Serpa dos Santos e Januário Alves dos Santos a jovem escritora desde criança estuda e reside em Riachão das Neves, Oeste da Bahia, onde sua família mora.

O evento de lançamento ocorreu na Escola Municipal José de Oliveira (EMJO), em Riachão das Neves, e contou com a presença dos pais da estudante, do prefeito municipal, primeira dama, secretária de educação, vereadores, coordenadores pedagógicos, professores, direção da escola, presidente da Academia Barreirense de Letras (ABL) e a classe estudantil da EMJO. Colegas de sala estavam todos vestidos de preto com blusa alusiva ao livro, assim como toda a escola estava lindamente decorada para a ocasião.

Esse romance fala sobre o conflito entre duas famílias rivais que devido suas nacionalidades ainda carregam mágoas da Segunda Guerra Mundial. São descendentes de Arianos e Judeus que ainda tentam conquistar o poder, uma rivalidade que envolve ‘Pérola’, a protagonista do livro, em que ela se sente confusa com o mundo que descobre, no qual o vilão dela esteve sempre dentro de sua casa, o seu pai, que tenta matá-la.

Rubenita Borges, grande incentivadora do lançamento do livro consola a jovem escritora

De acordo com Rubenita Nascimento dos Santos Borges, diretora da EMJO, o dia tão esperado chegou. “Estamos vendo o sonho de Kátia Amélia ser concretizado. O livro é o empoderamento humano e cultural de um povo e essa obra literária lançada hoje deverá ser a primeira de muitas que virão. Agradecemos imensamente o Poder Público Municipal na pessoa do prefeito Miguel Crisóstomo, o Poder Legislativo através do vereador Nego da Burra, que doou uma bicicleta para ser rifada e os demais vereadores que colaboraram com R$ 100,00, recursos esses usados para diagramação e impressão do livro”, disse a diretora.

Em noite de muitas homenagens, os professores afirmaram que têm muito orgulho em contribuir um pouco com a trajetória do conhecimento desta jovem escritora e em emocionante depoimento feito pela professora Andréia Santos afirmaram que falar de Amélia traz um enorme orgulho a classe docente. “Não nos cansamos de falar o quanto aprendemos com você todos os dias. És caprichosa, estudiosa, dedicada, inteligente. Sua simplicidade é algo admirável e sabemos que o conhecimento é válido apenas quando é dividido, somado e multiplicado, e você é uma grande compartilhadora de conhecimentos. Nas suas atitudes percebemos o prazer que sente em ajudar seus colegas com as atividades de classe, não dando respostas prontas, imediatas, mas instigando a curiosidade com questionamentos, argumentação e interação. Kátia, você é uma gigante na escrita na qual as palavras se apresentam na maneira mais simples que existem e seu vocabulário é prazeroso aos nossos ouvidos. Suas produções nos dão a certeza que você nasceu para escrever e principalmente contagiar as pessoas com suas ideias tão bem fundamentadas. Temos orgulho em sermos seus professores e compartilhar nossos conhecimentos com você, mas muito mais importante é o quanto aprendemos com sua simplicidade e o retorno que nos dá”, comentou Andréia.


Segundo Rubivânia Corado, secretária municipal de educação, essa data é muito feliz na história de Riachão das Neves. “Essa jovem é um orgulho não só para a EMJO, mas para toda a classe estudantil riachãonevense. Hoje podemos bater no peito e dizer: temos uma escritora da terra. Sabemos que toda essa educação e dedicação aos estudos é fruto de uma base familiar, na qual você herdou muito de seus pais”, lembrou a secretária.

Falando em nome do executivo, o prefeito Miguel Crisóstomo explanou todo o orgulho que o município estava sentindo nesse momento ao ver uma jovem de 14 anos, estudante da rede pública de ensino municipal, navegar pelo mundo das letras. “Parabenizo a diretora Rubenita Borges que recebeu um dom divino para transformar a educação em Riachão das Neves, tornando o município uma referência regional. Tenho viajado muito nos últimos dias representando a União dos Municípios do Oeste da Bahia (Umob) e na próxima reunião da entidade a ser realizada no município de Catolândia quero ter o privilégio de levar comigo e apresentar aos meus colegas prefeitos essa jovem escritora. Amanhã, dia 19, o município completa mais um aniversário de emancipação política e como presente recebe o lançamento desse livro, que esperamos que seja o primeiro de outros que poderão vir”, ressaltou o prefeito.

Presente ao evento e falando em nome de todos os escritores do Oeste da Bahia, a presidente da Academia Barreirense de Letras (ABL), Ananda Lima leu um poema escrito por Kátia Amélia, por ocasião do primeiro concurso de poesia realizado pela ABL, concurso esse que levava o nome de Vinícius Azzolin Lena, pai deste jornalista que escreve esta matéria. “Tenho certeza que o livro ‘Que verdades sejam ditas’ retrata o senso crítico e consciente que a autora tem sobre o mundo e é reflexo do conhecimento e educação que recebeu dos seus pais e professores, mas principalmente da menina que busca cada dia mais algo melhor para si e para o mundo. Estamos felizes por estar presentes no lançamento do primeiro livro de sua história, dos muitos que virão”, observou Ananda.

Fechando a sessão de pronunciamentos, a jovem escritora agradeceu aos presentes. “Primeiramente quero agradecer a Deus por esse dia radiante, sinto-me muito agraciada pela presença de todos” e com lágrimas escorrendo por sua jovem face, ainda de uma menina, Kátia Amélia continuou dedicando esse livro aos seus pais, professores, diretora, colegas e toda sociedade riachãonevense, peças fundamentais que colaboraram para tornar esse sonho em realidade. “Espero que vocês se deleitem nessa leitura, porque quando as pessoas leem, o mundo se torna pequeno para elas conquistarem e todos nós somos merecedores dessa conquista”, concluiu Amélia.

No final a escritora participou de uma concorrida noite de autógrafos.

Jornal Nova Fronteira