Aiba apresenta ações de governança hídrica para membros do Comitê da Bacia Hidrográfica do São Francisco
  • Compartilhe:

Na oportunidade foram apresentadas as principais atividades realizadas pela Associação, no Oeste da Bahia, enfatizando a melhoria do monitoramento hídrico, dando destaque para ações realizadas em comunidades rurais no “Cinturão Verde” de Barreiras-BA

Ascom Aiba

As ações de transferência de tecnologia realizadas pela Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), foi destaque na reunião conjunta das Câmaras Técnicas Regionais (CCR) do Médio e Submédio do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF), realizada em Juazeiro-BA, durante os dias 06 e 07 de maio.

Na oportunidade, foram apresentadas pelo gerente de sustentabilidade da Aiba, Eneas Porto, as principais atividades realizadas pela Associação, no Oeste da Bahia, enfatizando a melhoria do monitoramento hídrico, dando destaque para ações realizadas em comunidades rurais no “Cinturão Verde” de Barreiras-BA, com doação de 50 kits de irrigação, além de treinamento e capacitação voltados à transferência de tecnologia e conhecimento para melhoria de manejo, boas práticas agrícolas e eficiência no uso da água.

Para Porto, a oportunidade de apresentar essas ações realizadas pelo produtor rural por meio da Aiba voltadas à governança hídrica é um marco importante para levar ao conhecimento dos membros do Comitê do São Francisco. “O produtor rural da região Oeste da Bahia tem investido em tecnologia para eficiência hídrica e monitoramento do uso dos recursos hídricos, e isso está garantindo a sustentabilidade para manutenção dos recursos hídricos”, afirma.

As ações aplicadas no povoado de Mantiqueira, em Barreiras-Ba, fazem parte da contribuição com a melhoria e eficiência do uso da água no Rio Boa Sorte, as quais foram realizadas em parceria do Instituto Aiba com a Cargill, Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Grande, Prefeitura de Barreiras por meio das secretarias de Meio Ambiente e Agricultura.

Os coordenadores da CCR-Médio, Edinaldo Campo, e da CCR-Submédio Cláudio Ademar, parabenizaram a Aiba, por meio de seu presidente, Odacil Ranzi, pelas ações e atenção com os recursos hídricos que tem repercutido em toda a região. Além dos coordenadores e membros do CBHSF, a reunião contou com a presença de prefeitos, deputados estaduais e vereadores dos municípios da região.

Jornal Nova Fronteira