AgroFormosa apresenta super estrutura e espera superar expectativa de expositores em 2024
  • Compartilhe:

Um dos maiores municípios produtores de soja do Brasil realizará a segunda edição de sua feira agropecuária em 2024. Presente no calendário regional pela primeira vez este ano, a Agroformosa foi lançada nesta sexta-feira, 15, em Formosa do Rio Preto, no Oeste da Bahia e vai acontecer de 27 a 29 de junho

O evento de lançamento da feira aconteceu nesta sexta-feira, 15, em Formosa do Rio Preto e foi transmitido ao vivo pelo Canal Rural

Fonte Canal Rural BA

Um dos maiores municípios produtores de soja do Brasil realizará a segunda edição de sua feira agropecuária em 2024. Presente no calendário regional pela primeira vez este ano, a Agroformosa foi lançada nesta sexta-feira, 15, em Formosa do Rio Preto, no Oeste da Bahia e vai acontecer de 27 a 29 de junho. O evento de lançamento, exclusivo para convidados, contou com a presença de autoridades e representantes do setor e foi transmitido ao vivo pelo Youtube do Canal Rural.

A feira é realizada pela Acrifor, Associação dos Criadores de Formosa do Rio Preto, que reúne mais de 50 produtores da região. “Todos os setores da economia de Formosa, ligados ou não ao agro, serão beneficiados com a realização e ampliação da feira. Esperamos que todas as expectativas sejam superadas em negócios, marcas, empresas e visitantes para esta próxima edição”, afirma o presidente da feira e da associação, Sabino Gomes.

Mais de 250 pessoas estiveram presentes no lançamento. Já a transmissão foi acompanhada por centenas de espectadores de todo o Brasil.

Uma demanda da população e dos membros do setor produtivo de uma das cidades mais relevantes do cenário da produção agropecuária regional, a Agroformosa reuniu aproximadamente 50 expositores e 45 mil visitantes em junho deste ano, quando foi realizada pela primeira vez.

Ainda de acordo com a diretoria da entidade, a área útil do evento será mais do que dobrada na próxima edição. “Teremos também incremento de um pavilhão coberto e mais áreas dedicadas a segmentos do comércio e prestação de serviços em geral”, conta Gomes.

A feira

A feira agrícola terá o tema “Solo fértil, agro forte” e deve contar com os mais diversos segmentos ligados ao agro, como insumos, máquinas agrícolas, irrigação, instituições financeiras, entre outros. Com infraestrutura ampliada para a próxima edição, os espaços serão distribuídos em uma área de 66 mil m², localizada no Parque de Vaquejada de Formosa.

De acordo com o prefeito do município, Manoel Afonso, grandiosos investimentos em infraestrutura estão previstos para beneficiar ainda mais não só a AgroFormosa, mas o cenário produtivo regional, como a construção de uma subestação de energia e a chegada de novas indústrias à cidade.

O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, que esteve em visita ao município esta semana, destacou em depoimento gravado e exibido durante a cerimônia a relevância da feira agropecuária para a geração de economia e renda no estado. “A Secretaria de Agricultura e a Agricultura Familiar estarão juntas para fortalecer ainda mais o evento”, disse Rodrigues.

Solo fértil, agro forte

Formosa do Rio Preto é um dos maiores municípios produtores de grãos do Brasil, destacando-se nas culturas da soja, algodão e milho. A cidade faz parte de uma das sub-regiões produtoras do Oeste da Bahia, que é composta ainda pelos municípios de Barreiras, Riachão das Neves e Santa Rita de Cássia.

Para a safra 2023/24, mais de 2,3 milhões de hectares de grãos estão sendo cultivados na região, demonstrando a importância socioeconômica do cenário onde se encontra Formosa do Rio Preto.

A cidade também registra alguns dos maiores números do PIB agropecuário baiano, tendo a pecuária como outra de suas atividades de maior referência. Por lá destacam-se os rebanhos de bovinos, com cerca de 85 mil cabeças de gado, além dos equinos e caprinos.

De acordo com a diretoria da Acrifor, o evento será uma porta de entrada para garantir investimentos e para impulsionar a chegada de tendências e inovações para o produtor da região.

O evento de lançamento da AgroFormosa 2024 pode ser assistido novamente através do Youtube do Canal Rural, no link: https://youtube.com/live/Iw5fq_ZgHyw

Jornal Nova Fronteira