Abapa revela os vencedores do Concurso Conhecendo o Agro 2023
  • Compartilhe:

Nesta edição, a quinta consecutiva, foram reconhecidas fotografias, poemas, desenhos e frases de estudantes do ensino fundamental I e II e Educação de Jovens e Adultos (EJA) com a temática “Semeando a Transformação”

Ascom Abapa

Em clima de festa e integração, estudantes e professores de dez municípios do oeste da Bahia prestigiaram nesta quinta-feira, 07, a cerimônia de premiação do Concurso Conhecendo o Agro 2023, em Luís Eduardo Magalhães (BA). Nesta edição, a quinta consecutiva, foram reconhecidas fotografias, poemas, desenhos e frases de estudantes do ensino fundamental I e II e Educação de Jovens e Adultos (EJA) com a temática “Semeando a Transformação”.

Professores e escolas que melhor apoiaram os seus alunos a vivenciar a realidade no campo também foram premiados. A iniciativa, promovida pela Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa), contou com a participação de 78 escolas que ao longo do ano impulsionaram as atividades em sala de aula como palestras, oficinas, visitas técnicas, demonstrando a aplicação da tecnologia e de boas práticas sustentáveis pelo setor agrícola.

Primeiro colocado na categoria Fundamental I, entre estudantes de 7 a 11 anos, Rhyan Kelvyn Caldeira de Almeida, da Escola Municipal Sebastião Augusto de Azevedo, de Cocos, retratou o uso da tecnologia nas lavouras e ganhou um smartphone. Na fotografia, por meio de uma montagem, ele destacou o uso do drone e do maquinário na lavoura em meio à diversidade das culturas agrícolas da região, como a soja, o milho e o algodão. Isabela Regina da Silva, do Colégio São Pedro, de Cristópolis, foi o destaque na categoria Fundamental II, ao apresentar uma poesia que também demonstra a modernização no campo e a relação do agricultor com a terra.

Vencedor entre os estudantes do EJA (Educação de Jovens e Adultos), Flávio Souza dos Santos, 46, voltou a estudar depois de 25 anos, e apoiado pelos professores do Colégio Municipal Joaquim Alexandre da Silva Filho, de Formosa do Rio Preto, apresentou o desenho que representa o espírito de luta do homem do campo e a frase: Plantar, persistir sem esmorecer e esperar para colher. “Agradeço aos professores e a Abapa, este é mais um incentivo para que a gente não desista dos sonhos”, destaca.

Incentivo – Do lado de quem apoia os estudantes, o professor Rafael Barros, da Escola Municipal João Aldino de Sá Teles, de Wanderley, recebeu o prêmio, e disse acreditar que o programa educacional da Abapa tem trazido uma oportunidade de aprendizagem das escolas da região. “Este prêmio representa todo o trabalho desenvolvido pela comunidade escolar, que fez com que aos 62 estudantes que participaram do projeto, e inscrevemos 15 poemas. Agradeço e que continuemos semeando a transformação”, afirma.

A escola Pio XII, de Jaborandi, foi a escolhida vencedora como o melhor projeto de inserção do Conhecendo o Agro na Escola, envolvendo os seus cerca de 115 estudantes em atividades como a visita técnica em uma propriedade agrícola e trabalhos com seminários em sala de aula. Este é o primeiro ano que as escolas passaram a ser contempladas na premiação. Ao final da solenidade, foram distribuídos troféus para os coordenadores pedagógicos que apoiaram os estudantes no desenvolvimento das atividades pedagógicas e inscrição no concurso do programa educacional Conhecendo o Agro.

Reconhecimento – O concurso Conhecendo o Agro é considerado o momento de reconhecimento de todo o trabalho, desenvolvido ao longo do ano letivo, de aproximar a comunidade escolar do setor agrícola, reconhecendo a sua importância na geração de emprego, renda e no desenvolvimento socioeconômico, mas principalmente desta ligação direta entre o agro e o cotidiano das pessoas, da comida na mesa até a roupa que se veste.

Ao entregar os prêmios, o presidente da Abapa, Luiz Carlos Bergamaschi, agradeceu o engajamento de todos os envolvidos e das parceiras, imprescindíveis para que o programa educacional alcançasse o seu objetivo e chegasse aos estudantes. “Se chegamos até aqui, promovendo conhecimento e sorrisos nestes estudantes, temos a certeza de que estamos no caminho certo e que o Conhecendo o Agro é um agente de mudanças e transformação. Esse sucesso só foi possível graças ao empenho e comprometimento de muitas pessoas. Agradeço aos estudantes, professores, secretarias de educação, prefeituras, toda equipe da Abapa, empresas parceiras do Centro de Treinamento e Tecnologia e Senar”, pontuou.

Jornal Nova Fronteira