Abapa capacita 49 pessoas em curso para executor em Aviação Agrícola (CEAA)
  • Compartilhe:

O treinamento teórico é realizado no Centro de Treinamento (CT), em Luís Eduardo Magalhães (BA), e a parte prática na ABA Manutenção de Aeronaves, em Barreiras (BA). A capacitação será encerrada no dia 1º de julho.

Ascom Abapa

Um grupo de 49 pessoas, entre técnicos agrícolas, de agropecuária e agrônomos, participa do curso para executor em Aviação Agrícola (CEAA), oferecido pela Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa), pelo segundo ano consecutivo. O treinamento teórico é realizado no Centro de Treinamento (CT), em Luís Eduardo Magalhães (BA), e a parte prática na ABA Manutenção de Aeronaves, em Barreiras (BA). A capacitação será encerrada no dia 1º de julho.

“O objetivo da Abapa é fortalecer a segurança técnica nas operações em aviação agrícola por meio da capacitação técnica oferecida pela associação. A aviação agrícola é uma ferramenta fundamental para a agricultura brasileira e tem legislação própria para ser seguida a rigor”, afirmou o presidente da Abapa, Luiz Carlos Bergamaschi.

O curso de executor em aviação agrícola tem como meta capacitar os profissionais que estão diretamente envolvidos na aplicação de produtos fitossanitários das aeronaves agrícolas, conforme Instrução Normativa 002/2008, do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA).

O preparo da “calda” que será pulverizada e seu uso preciso são parte das atribuições do coordenador e do executor em aviação agrícola, considerados estratégicos para a sustentabilidade das propriedades agrícolas. Os executores são aqueles que irão colocar em prática as deliberações do coordenador, engenheiros agrônomos responsáveis legais pela atividade. Os executores são profissionais que ficam em solo e analisam todas as condições para o trabalho dos pilotos, definindo, inclusive, quando a operação pode ser realizada ou não.

“O curso é fundamental para que exista segurança ambiental dos envolvidos, assim como profissionalismo na aviação agrícola. A capacitação nessa operação ganha destaque quando o assunto é a manutenção da produtividade em grandes áreas para que tenhamos uma atividade sustentável. Nada adianta investir em tecnologias, se aqueles que tomam a decisão de iniciar a aplicação ou de interrompê-la não forem capacitados. A aviação está na balança da produtividade, da rentabilidade e do desenvolvimento econômico do Oeste baiano”, explicou um dos instrutores do curso, o engenheiro agrônomo PhD, Henrique Borges Neves Campos.

“É um curso que agrega bastante para a nossa condição de trabalho em campo. Vou levar o conteúdo para minha equipe e meus colegas de trabalho na fazenda e tentar praticar o máximo possível todos os conceitos aprendidos ao longo da semana”, disse Valmir Júnior, um dos participantes.
Para Mateus Teles de Jesus, a capacitação também esclareceu muitas dúvidas. “Está sendo uma experiência ótima. Tem muitas coisas novas que estamos aprendendo, como a questão de faixa de deposição, aplicação, e cálculos, que até já sabíamos, só que não de várias formas”.

Com cinco módulos no total, o curso aborda temas como aeronaves agrícolas, legislação aeronáutica, segurança operacional, gerenciamento de risco, entre outros. Os temas são desenvolvidos para que os executores possam desempenhar suas funções com competência e segurança. O treinamento é um convênio entre a Abapa e o MAPA, em parceria com as empresas ABA Manutenção de Aeronaves e Sabri Sabedoria Agrícola, sendo gratuito para os associados da entidade dos cotonicultores.

Curso de Coordenador

De 3 a 8 de julho, a Abapa irá oferecer o curso de capacitação para coordenador em Aviação Agrícola (CCAA). As aulas serão realizadas no Centro de Treinamento (CT), em Luís Eduardo Magalhães (BA), e na ABA Manutenção de Aeronaves, em Barreiras (BA).

Jornal Nova Fronteira