Sebrae em Barreiras lança programa voltado para quem quer abrir um negócio
  • Compartilhe:

Com o auditório lotado o Sebrae em Barreiras, Oeste da Bahia, lançou nesta sexta-feira, 25, o programa Sexta da Oportunidade. O intuito é consolidar as sextas-feiras como o dia oficial de atendimento e orientação ao potencial empresário através de palestras e oficinas direcionadas a empreendedores.

 

Por Luciane Souza

Com o auditório lotado o Sebrae em Barreiras, Oeste da Bahia, lançou nesta sexta-feira, 25, o programa Sexta da Oportunidade. O intuito é consolidar as sextas-feiras como o dia oficial de atendimento e orientação ao potencial empresário através de palestras e oficinas direcionadas a empreendedores. Durante o evento foi feito uma explanação do cenário econômico da região pelo gerente Regional do Sebrae, Emerson Cardoso, que mostrou tendências e oportunidades para quem quer abrir um negócio.

“O que muita gente esquece é que abrir uma empresa, traz também uma série de responsabilidades na forma de encarar a vida e os compromissos. Além do mais, a decisão de ser seu próprio patrão, não pode ser tomada por impulso. É preciso analisar as variáveis do mercado, planejar, buscar capacitação e orientações para aumentar as chances de sucesso”, ressaltou Emerson.

 

Uma das novidades do programa Sexta da Oportunidade foi o Radar Sebrae, que foi apresentado durante o evento pelo Técnico da Instituição, Evilásio Moreira. “O programa foi construído para oferecer de forma simples e direta, informações sobre o melhor local para abrir o seu novo negócio e quais as melhores atividades econômicas para se investir. Para isso utiliza-se de dados oficiais da Receita Federal e do IBGE, com informações econômicas de Barreiras”, destacou. Além disso, a Sexta da Oportunidade vai ao encontro dos objetivos do Desenvolve Barreiras (Programa lançado recentemente pela prefeitura municipal).

O radar é uma plataforma digital desenhada para apoiar os empreendedores na identificação de oportunidades de negócios e na localização mais adequada do seu ponto comercial e está disponível para futuros investidores e empreendedores locais. Como é o caso da empreendedora, Marlúcia Santos, que pretende abrir um salão de beleza no município. “Esta ferramenta me ajudará muito, este evento está sendo uma ótima oportunidade, porque quero abrir meu empreendimento, e ninguém melhor para me auxiliar do que o Sebrae”, pontuou.

O evento contou também com um debate sobre oportunidade de negócios com a presença da Diretora do Ifba, Diocíola Baqueiro, o Presidente da CDL, Carlos Henrique, o coordenador de Inovação de Tecnologia da Ufob, Erick Rojas, o Delegado do Conselho Regional de Contabilidade, Carlos Prado, e do Gerente Regional do Sebrae, Emerson Cardoso. Na ocasião, jovens empreendedores fizeram um breve relato de histórias de sucesso. Na oportunidade, o Subsecretário Municipal de Agricultura, Rider Castro convidou os presentes para o lançamento do Festival Primavera de Negócios e Entretenimento, que tem a parceria do Sebrae na realização.

A ação, que aconteceu no auditório do Hotel Morubuixaba contou com a presença de 150 pessoas, dentre elas, potenciais empresários, empreendedores e autoridades. Dentre as Autoridades presentes estiveram, o Diretor Executivo da AIBA, Carlos Henrique Santos, Gerente Geral do Banco do Nordeste, Francisco Carlos, o Superintendente da Caixa Econômica Federal, Francisco Silveira, o Vereador, Carlos Costa, o 2º Vice Presidente da CDL, André Goes Braga, o Secretário Municipal de Agricultura, José Marques, o Comandante do 10º Batalhão de Polícia Miliar, Coronel Uzêda, a Secretária Municipal de Administração e Planejamento, Versiany Paula Roque, a Secretária Municipal de Assistência Social e Trabalho, Gabriela Nogueira, a Secretária de Saúde, Marisete Bastos, a Subsecretaria de Saúde, Larissa Barbosa, o Assessor Especial da Secretária de Saúde, Tiê Araújo, o Secretário de Meio Ambiente, Ailton José, o Subsecretario da Secretária de Segurança Cidadã e Trânsito Junior Sampaio, a Coordenadora da Sala do Empreendedor Kezia Melo e o Coordenador do IEL e Presidente a Ajeb, Marcos Cordeiro, dentre outros.

Mais informações sobre o programa podem ser obtidas na sede da instituição que fica na Avenida Benedita Silveira, 132, Centro, Edifício Portinari ou através do telefone (77) 3611.3013.

Jornal Nova Fronteira