Prefeito Zé Carlos vistoria obra de construção do aterro sanitário de São Desidério que está com 70% concluído
  • Compartilhe:

O lixo depositado nas ruas, a céu aberto, atrai ratos, baratas e moscas, o que pode trazer doenças à população, e para evitar que isso aconteça no município de São Desidério, a prefeitura entra na fase final da construção do aterro sanitário que conta com uma capacidade de 12,6 ton/dia e vida útil prevista para 20 anos.

Texto Diego Souza | Fotos Rodney Martins

O lixo depositado nas ruas, a céu aberto, atrai ratos, baratas e moscas, o que pode trazer doenças à população, e para evitar que isso aconteça no município de São Desidério, a prefeitura entra na fase final da construção do aterro sanitário que conta com uma capacidade de 12,6 ton/dia e vida útil prevista para 20 anos. O projeto já se encontra com 70% da obra concluída. O aterro sanitário é custeado com recursos provenientes de um Termo de Compromisso Ambiental (TCA), firmado entre o município e um empreendimento agrícola.

Com uma área total de 11,5142ha, o aterro é composto por um prédio administrativo e guarita, acessos e pistas, células de resíduos sólidos urbanos (RSU), lagoas de acúmulo, reserva ambiental e ao longo de todo perímetro das instalações um cinturão verde que atuará como barreira física ás operações realizadas e será formado por eucalipto e espécies nativas além do constante monitoramento ambiental da área afim de evitar e/ou controlar possíveis contaminações no solo. “As etapas primordiais da obra já foram concluídas, restando apenas alguns reajustes, acredito que no final de junho todos os trabalhos estarão finalizados. Desde já parabenizo o prefeito pelo empenho e celeridade do projeto”, disse o encarregado da empresa 2D Engenharia Sustentável, Gustavo Oliveira.

A previsão é de que no aterro seja instalado também um galpão de triagem para a coleta seletiva e para distribuir com mais eficiência os resíduos sólidos. O prefeito Zé Carlos acompanhou a obra na manhã desta sexta-feira, 26. “O respeito ao meio ambiente também é uma prioridade da nossa gestão, estamos em conformidade com a lei federal nº 12.305/2010 que determina ações como extinção dos lixões e dentre outras demandas. Vamos oferecer todas as condições necessárias para o pleno funcionamento do aterro, contribuindo para a qualidade do meio ambiente e para a saúde pública” assegurou o prefeito Zé Carlos.

Ainda segundo o encarregado, os aterros sanitários possuem sistemas de proteção ao meio ambiente. “Atualmente, existem normas que regulam a implantação dos aterros, e uma dessas regras é a implantação de mantas impermeabilizantes que evitam a infiltração no solo. É necessário também que haja a retirada desse líquido, por sistemas de drenagem eficientes”, finalizou.

“Um dos grandes gargalos de uma correta destinação e tratamento do lixo está na etapa de coleta e separação, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente – SEMMA estará iniciando esse trabalho de Educação Ambiental voltado à conscientização e instrução da população acerca da correta destinação do lixo, serão ainda instaladas as lixeiras seletivas que tornarão possível a separação dos materiais descartados”, assegurou o secretário de Meio Ambiente, João Antônio Linhares.

Jornal Nova Fronteira