Minc promoverá Roda de Conversa sobre políticas culturais em Barreiras
  • Compartilhe:

A Representação Regional do Ministério da Cultura nos estados da Bahia e de Sergipe realiza, no dia 27 de outubro, a Roda de Conversa - Políticas do MinC, no Auditório da Ufob - Universidade Federal do Oeste da Bahia, em Barreiras. É uma ação que envolverá os territórios de identidade da Bacia do Rio Grande, Velho Chico e Bacia do Rio Corrente.

Enviado por: Tiago Lira – Representante Territorial de Cultura (Bacia do Rio Grande)
E-mail: tiago.lira@cultura.ba.gov.br

A Representação Regional do Ministério da Cultura nos estados da Bahia e de Sergipe realiza, no dia 27 de outubro, a Roda de Conversa – Políticas do MinC, no Auditório da Ufob – Universidade Federal do Oeste da Bahia, em Barreiras. É uma ação que envolverá os territórios de identidade da Bacia do Rio Grande, Velho Chico e Bacia do Rio Corrente.

O encontro tem como objetivo o esclarecimento de temas importantes para a institucionalização da cultura, como o Sistema Nacional de Cultura (SNC), os editais abertos de fortalecimento do sistema, a consulta pública da revisão das metas do Plano Nacional de Cultura (PNC) e a autodeclaração dos pontos de cultura.

A ação terá a presença do chefe da Representação do MinC, Carlos Henrique Chenaud, e será voltado a gestores, artistas, produtores, pontos de cultura, pesquisadores e demais agentes da área cultural.

MinC Regional –  A Regional Bahia foi criada em 29 de junho de 2010 e tem sede no Centro Histórico de Salvador desde janeiro de 2012. Uma das principais atribuições das Regionais do Ministério da Cultura é ajudar a implementar e acompanhar as políticas culturais nacionais.

A Representação auxilia o ministério na articulação regional com órgãos federais, estaduais, municipais, entidades privadas e do terceiro setor. A Regional Bahia ampliou sua atuação em novembro de 2012, quando passou a representar também o estado de Sergipe.

UFOBfob – A Universidade Federal do Oeste da Bahia foi criada em junho de 2013, já tendo como base o campus da Universidade Federal da Bahia em Barreiras que já funcionava desde 2006. Vem realizando diversos projetos de Extensão, alguns deles coordenados por professores em diversos Centros Multidisciplinares, outros sendo encaminhados por uma Pró-Reitoria específica, a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura. Dentre os Projetos da Pró-Reitoria, encontra-se o Trilhas Culturais do Oeste da Bahia, que visa à realização de um levantamento do acervo cultural da vasta região abrangida pela Universidade, identificando suas produções, suas potencialidades e suas demandas.

cultura1

Jornal Nova Fronteira