Inseminação artificial cresce no Brasil e abre oportunidades de emprego no agronegócio
  • Compartilhe:

O mercado de inseminação artificial bovino está crescendo no Brasil. Para que o mercado cresça de forma sustentável, a Alta dispõe de cursos de inseminação artificial para profissionalizar o segmento.

inseminação

Fonte: LN Comunicação

O mercado de inseminação artificial bovino está crescendo no Brasil. Para que o mercado cresça de forma sustentável, a Alta dispõe de cursos de inseminação artificial para profissionalizar o segmento. O próximo será realizado entre os dias 19 e 22 de maio em Feira de Santana. Para realizar as inscrições ou para obter mais informações, basta entrar em contato com Ionice pelo número (75) 3211-3000/ 9132-6055 por e-mail: feiradesantana@altagenetics.com.br.

A Alta é a única empresa no segmento que promove cursos de inseminação artificial em todo território nacional.  Atualmente, possui hoje 20 centros de treinamento e oferece cursos desde 2006.  O conteúdo completo das aulas capacita o participante a realizar a inseminação artificial de maneira profissional. A programação inclui: anatomia e fisiologia do aparelho reprodutor da fêmea bovina; passo a passo da inseminação artificial; observação de cio em gado de leite e corte; manejo do botijão de sêmen; montagem do aplicador; descongelamento do sêmen, passagem do aplicador pela cérvix; visualização em DVD do processo de coleta e industrialização de sêmen; dentre outros. Mais informações acesse o site da www.altagenetics.com.br

“O curso de inseminação artificial foi muito proveitoso para mim. Fiquei impressionado com a quantidade de veterinários presentes e a metodologia que é utilizada, que é muito coerente com o curso. Já realizei inseminação em várias matrizes na minha fazenda e consegui uma taxa de prenhez de 70%. Indico para todos os interessados”, Gel Borges Vital – Feira de Santana (BA).

Os resultados do trabalho dependem, em grande parte, de sua habilidade e de seu comprometimento profissional. Somente com responsabilidade, eficiência, interesse e equipamentos adequados, que o inseminador é capaz de desempenhar corretamente a função.

Sobre o mercado de inseminação  – Em março deste ano, a Asbia – Associação Brasileira de Inseminação Artificial – divulgou a evolução do segmento em 2014. Segundo ela, o mercado geral de sêmen no Brasil teve crescimento de 4,49% em 2014 ante o ano de 2013. O movimento total foi de 13.609.311 em 2014 diante de pouco mais de 13 milhões em 2013. Já Alta Genetics – maior empresa de inseminação artificial no país – cresceu em 2014, 9%, ou seja, o dobro do mercado.

O Brasil é um dos principais destaques do agronegócio no cenário global. De acordo com o Ministério da Agricultura, o país é dono do segundo maior rebanho do mundo, atrás apenas da Índia, onde a vaca é considerada sagrada. São em torno de 210 milhões de cabeças de gado. Em 2010, o país produziu 24,5 bilhões de toneladas de carne bovina, suína e de aves. Para atender toda esta demanda, muitos pecuaristas e criadores têm investido em tecnologias como melhoramento genético para aumentar seu rebanho, sua rentabilidade e oferecer um melhor produto. Uma das alternativas mais avançadas e com resultados comprovados é a inseminação artificial.

Jornal Nova Fronteira