Inovação e empreendedorismo são tema de evento em Barreiras
  • Compartilhe:

Jovialidade, otimismo, inovação, flexibilidade do horário de trabalho e pouca burocracia. As características do modelo de negócio, adotado com sucesso pela indústria da tecnologia no Vale do Silício, nos Estados Unidos, na década de 1990,

startup

Ascom Ufob

Jovialidade, otimismo, inovação, flexibilidade do horário de trabalho e pouca burocracia. As características do modelo de negócio, adotado com sucesso pela indústria da tecnologia no Vale do Silício, nos Estados Unidos, na década de 1990, durante o primeiro boom da internet, logo se espalharam para outros países e ganharam um conceito próprio: startup. Cada vez mais presente no meio empresarial, o termo deixou de ser uma das tantas modinhas com curta data de validade da área de gestão e tecnologia e virou sinônimo de inventividade e empreendedorismo.

Para discutir esse tipo de negócio e mostrar como ele pode ser difundido na Região, a Universidade Federal do Oeste da Bahia (Ufob) realiza a primeira edição do Startup Spring, desta quinta-feira, 04, até sábado, 06, em Barreiras. Com palestras, minicursos e oficinas gratuitos, reunirá especialistas, estudantes de vários cursos, empresários e interessados no tema.

O evento tem como objetivo desenvolver nas organizações a cultura da inovação como fator impulsionador de valor econômico e social. “As startups são empresas recém-criadas e inovadoras que podem atuar em qualquer área de atividade. O objetivo principal desse tipo de empreendimento é desenvolver um modelo de negócio rentável e de baixo custo”, explica Erick Rojas, professor da Ufob e idealizador da atividade.

Na quinta-feira, às 20h, Ivana Beltrão, gerente do Rio Criativo, primeira incubadora pública de economia criativa nacional, vai traçar um panorama das Startups no Brasil, no auditório do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA). Nos dias seguintes, serão discutidos, dentre outros assuntos, planos de negócios, educação previdenciária e organização dessas empresas nas universidades. A programação completa está disponível no site www.startupufob.com.

Jornal Nova Fronteira