Ibotirama: Município investe na cadeia produtiva do leite
  • Compartilhe:

Prefeitura de Ibotirama, município localizado no Médio São Francisco, investe na reestruturação das cadeias produtivas do leite. A prefeitura, através da Secretaria Municipal de Agricultura, após reuniões e discussões identificou quatro polos com potencial produtivo a serem desenvolvidos, entre eles os de Macambira, Caraíbas, Barro Alto e Mourão.

ibotirama

Com informações do CECOMM Ibotirama

Prefeitura de Ibotirama, município localizado no Médio São Francisco, investe na reestruturação das cadeias produtivas do leite. A prefeitura, através da Secretaria Municipal de Agricultura, após reuniões e discussões identificou quatro polos com potencial produtivo a serem desenvolvidos, entre eles os de Macambira, Caraíbas, Barro Alto e Mourão. É importante ressaltar que todas as comunidades no entorno também serão beneficiadas.

A cadeia produtiva envolve um sistema (tecnológico, logístico e social) que vai da produção até o consumo do leite e derivados. O material necessário para alavancar a produção de leite nessas comunidades como tratores, reboques, quatro tanques de resfriamento de leite, com capacidade para 2 litros cada, além de recursos para aquisição de matrizes leiteiras vêm da parceria entre a Prefeitura de Ibotirama, Associações de Agricultores Familiares, Seagri-BA, Banco do Nordeste, Banco do Brasil e Laticínio Várzea. A Prefeitura em parceria com a EBDA fará a capacitação dos produtores envolvidos no projeto.

O contexto da tendência de especialização da produção deve viabilizar a permanência dos pequenos produtores no mercado garantindo renda e a oferta de um alimento de qualidade ao consumidor final. “A reestruturação da cadeia produtiva e as parcerias são fundamentais para implantarmos uma nova fase do leite na região. Com isso, o potencial produtivo tende a melhorar. Nosso desafio é dinamizar a produtividade e a estratégia mercadológica, beneficiando os agentes envolvidos, fortalecendo o agronegócio, aquecendo a economia e, consequentemente, promovendo o desenvolvimento do município de um modo geral”, acrescentou Terence Lessa, prefeito de Ibotirama.

Em Ibotirama, a pecuária leiteira constitui uma atividade relevante para pequenos e médios proprietários rurais do município, a exemplo dos produtores de associações como a do Mourão-Cajueiro-Pedras-Maria da Luz-Cantinho II, que serão beneficiadas.

Jornal Nova Fronteira