Fundesis equipa instituição social em São Desidério
  • Compartilhe:

A Associação da Melhor Idade Padre Jacy, entidade de valorização do idoso, em São Desidério, vive uma nova fase. Agora, com a aquisição de equipamentos fisioterápicos e de ginástica, a instituição vai ampliar e melhorar as atividades do Projeto Longevidade, que oferece aos idosos aulas de pilates, alongamento, condicionamento físico, funcional, recuperação postural, entre outras.

fundesis

Ascom Aiba

A Associação da Melhor Idade Padre Jacy, entidade de valorização do idoso, em São Desidério, vive uma nova fase. Agora, com a aquisição de equipamentos fisioterápicos e de ginástica, a instituição vai ampliar e melhorar as atividades do Projeto Longevidade, que oferece aos idosos aulas de pilates, alongamento, condicionamento físico, funcional, recuperação postural, entre outras. Isso só foi possível graças a ajuda do Fundo para o Desenvolvimento Integrado e Sustentável da Bahia (Fundesis), que entregou, nesta terça-feira (22), todos os equipamentos necessários para a prática dos exercícios: trampolins elásticos, tapetes emborrachados, cones, bolas, extensores multifuncionais, halteres, macas, aparelho de ultrassom e tudo que há nas melhores academias e clínicas do segmento.

fundesis2

Segundo a presidente da Associação da Melhor Idade Padre Jacy, Aldair Santos, a manutenção do projeto é fundamental para a saúde física e mental do público atendido, uma vez que dá ocupação aos praticantes, livrando-os do sedentarismo e, consequentemente, de doenças. “Esta é uma forma de oferecer qualidade de vida e felicidade aos nossos idosos que vivem agora sua juventude”, definiu.

“Antes fazíamos os exercícios de forma amadora, com equipamentos improvisados, como cabos de vassouras, garrafas pet com areias e tudo que podíamos aproveitar. Hoje, a nossa realidade mudou e temos equipamentos profissionais. Por tudo isso, a nossa eterna gratidão a todos os produtores rurais que contribuem com o Fundo que nos agraciou”, disse a colaboradora Renilde França.

fundesis1

A Associação foi uma das entidades contempladas com recursos do edital 2015-16 do Fundesis. A entrega dos utensílios faz parte das comemorações pelos 10 anos do Fundo, que ao longo desse tempo já beneficiou mais de 50 mil pessoas, através do financiamento de 81 projetos de 45 entidades inseridas na região Oeste da Bahia.

fundesis3

Durante a cerimônia de entrega, o presidente do Fundesis, Júlio César Busato, ressaltou que o recurso destinado às instituições é resultado da soma das doações voluntárias dos agricultores. “Nesta década de existência do Fundo, quem está de parabéns são os produtores rurais que contribuem para que o mesmo possa financiar sonhos. Também devo destacar aqui que a grande força do Fundesis é o exército do bem formado pelas pessoas que se doam e doam seu tempo pela causa, fazendo um efeito multiplicador”, pontuou.

A coordenadora do Fundo, Makena Thomé, definiu como “emocionante” a sensação de ver o resultado da ação. “É uma satisfação enorme chegar aqui e ver a transformação não só do ambiente, mas sobretudo na vida das pessoas”, enfatizou.

Jornal Nova Fronteira