Embasa promove reunião com novos beneficiados com água tratada na zona rural de Santana, no oeste da Bahia
  • Compartilhe:

A Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) promoveu na última quarta-feira, 19, reuniões com os moradores das localidades de Barreiro e Lagoa de Dentro, da zona rural de Santana, no oeste da Bahia. Eles foram sensibilizados sobre o processo de tratamento, consumo racional e conta de água.

 

Ascom Embasa

A Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) promoveu na última quarta-feira, 19, reuniões com os moradores das localidades de Barreiro e Lagoa de Dentro, da zona rural de Santana, no oeste da Bahia. Eles foram sensibilizados sobre o processo de tratamento, consumo racional e conta de água. O Governo do Estado, por meio da Embasa, investiu com recursos do Fundo Estadual de Combate à Erradicação da Pobreza (Funcep), investiu um total de R$ 494,4 mil para atender 96 famílias das duas localidades, sendo necessário estender 14,6 mil metros de rede distribuidora. Desde maio, os moradores vem sendo beneficiados com água tratada e canalizada.

 

Para o presidente da Associação Comunitária de Alagoas e Barreiro, Júnior César Jesus Silva, a reunião ajudou a tirar as dúvidas dos moradores ao explicar da importância das pessoas economizarem e monitorarem o consumo. “Distante 22 quilômetros, muitas pessoas não poderiam se deslocar para a loja de atendimento na cidade para obter estas informações”, explicou.

Nascida no povoado de Lagoa de Dentro, Vanderlina Souza dos Santos, 68, também acredita que a reunião foi importante porque levou muitas dicas para reduzir o consumo e vazamento sendo importante para diminuir a conta de água. “Antes a gente compra água doce tratada somente para beber e tínhamos muito problema com água salgada que até queimava os chuveiros elétricos”, explica.

 

A moradora Teresa Bispo de Oliveira, 60, agradece muito a chegada da água. “Ter água doce vindo na torneira é um sonho. Antes tínhamos que comprar de outro local somente para beber o que saia muito mais caro”, afirma. Além de Barreiro e Lagoa de Dentro, a rede foi estendida para levar água tratada para outras cinco localidades de Santana: Alagoas, Caraíbas, Jacaré, Ponto Certo e Várzea do Mourão. A Embasa atende cerca de 6,7 mil ligações na sede e zona rural de Santana, contemplado pelo Sistema Integrado de Abastecimento de Água de Santana, que capta água do rio Corrente.

Jornal Nova Fronteira